Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
Type: Monografias de Especialização
Title: Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
Authors: Nicacio Almeida Xavier
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: Este trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.
Subject: Escolas Organização e administração 
Planejamento educacional 
Escolas Gestão democrática 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
Issue Date: 29-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf227.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.