Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Type: Monografias de Especialização
Title: A colaboração da gestão democrática na elaboração do currículo da Escola Municipal Murilo Rubião: o foco no aluno, suas necessidades e interesses
Authors: Valéria Rodrigues da Costa
First Advisor: Alexandre Gomes Soares
Abstract: O presente trabalho pretende analisar como a gestão escolar contribui na elaboração e na implantação de um currículo inclusivo na Escola Municipal Murilo Rubião. Sobretudo, serão analisados algunsaspectos sob o prisma da gestão democrática, construção curricular e que posteriormente, irão compor o Projeto Político Pedagógico da referida unidade escolar. Tomou-se como base teórica a linha de pensamento de estudiosos como Moacir Gadotti (2003), Dermeval Saviani (1999), Paulo Freire (1997) e GimenoSacristán (2013), com a intenção de discutir o currículo a partir da realidade da escola buscando auxílio na teoria e na empiria.Concluímos, portanto, que a mudança a ser realizada na EMMR passa pela transformação do foco, uma atenção especial no âmbito curricular. É preciso rever as funções e as atividades, deve-se buscar um objetivo maior, comum a todos, que seja reflexo do projeto escolar.
Subject: Currículos
Gestão democrática
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFFU
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valeriarodriguesdacosta_versao3_tcc.pdf226.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.