Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O lúdico no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Kenia Souza Oliveira Mendes
Primeiro Orientador: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Resumo: A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola independente da série escolar, para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas. O presente trabalho demonstrou a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização e situou seu uso no Ensino Fundamental I com ênfase no 1º ano. Este estudo abordou, ainda, o uso da ludicidade como instrumento de desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos. Para a realização deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica. Foi constatada a importância das brincadeiras como prática educativa para a aprendizagem dos alunos e que, a necessidade de incorporação dos recursos lúdicos façam no cotidiano escolar de maneira a auxiliar a aquisição de habilidades e, que jogar e brincar são atividades que bem orientadas, certamente, contribuirão no desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivo, afetivo e social do indivíduo, além de influenciar na aprendizagem e em todo o contexto escolar.
Assunto: Jogos educativos
Educação
Escolas Organização e Administração
Brincadeiras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8
Data do documento: 18-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_kenia_souza_mendes.pdf394.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.