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Type: Tese de Doutorado
Title: Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
Authors: Edmar Aderson Mendes de Paula
First Advisor: Ana Lucia Miranda Lopes
First Co-advisor: Carlos Alberto Goncalves
First Referee: Carlos Alberto Goncalves
Second Referee: Marlusa Gosling
Third Referee: Fabricio Ziviani
Abstract: Uma visão aprofundada das informações sobre desempenho organizacional é prioritária para quaisquer decisões de investimento que impactarão os resultados da empresa. Vários trabalhos já abordaram os indicadores estratégicos que afetam o desempenho, porém não existe consenso sobre como mensurar tal construto ou, mesmo, como definir seus indicadores. A falta de padronização dos indicadores estratégicos de entrada (inputs) ou dos indicadores de desempenho (outputs) dificulta a comparação com os concorrentes utilizando-se de uma mesma estrutura de indicadores, visto que a maioria destes não é de fácil obtenção, além da dificuldade de acesso aos estrategistas das organizações. Diante desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo discriminar os indicadores estratégicos (inputs) que mais influenciam o desempenho organizacional, com foco no segmento de maquinas de construção civil, utilizando-se de um estudo de caso na CNH Industrial (CNHi) como metodologia qualitativa dentro da abordagem da estratégica como pratica, visando a descoberta de diferentes práxis, inter-relacionando-as com seus praticantes e as praticas organizacionais. Na primeira e na segunda fases desta pesquisa, de natureza exploratória, foram identificados e agrupados os indicadores estratégicos, a partir de analise de dados secundários, entrevista pessoal e painel de especialistas com os estrategistas da CNHi. Na terceira fase, de natureza descritiva, estes indicadores foram classificados (ranking) por meio de levantamento (survey) em entrevista pessoal semiestruturada com um grupo maior de estrategistas da CNHi. Em resumo, os resultados revelam que os indicadores estratégicos que mais tem influenciado o desempenho das empresas são: relacionamentos com clientes, capital humano, comunicação efetiva, planejamento, controle e execução estratégica, desenvolvimento com foco em produtos e processos, alianças estratégicas, responsabilidade social e ética e glocal: pensar globalmente e agir localmente. Espera-se que estes resultados possam servir de incentivo às demais empresas para contribuírem com tais pesquisas, podendo levar o conjunto destas respostas a validação destes indicadores estratégicos ou a proposição de novos indicadores e suas respectiva validação à posteriori.
Abstract: An in-depth view of information o the organization performance is a priority for any investment decisions that Will impact on company results. Several studies have addressed the strategic indicators that effect performance, but there is no consensus on how to measure this construct or even how to define its indicators. The lack of standardization of strategic indicators (inputs) or performance indications (outputs), difficult to compare with competitors using the same framework of indicators, since most of these are not easy obtaining, as well as difficult access to strategists of organizations. Given this perspective, this study aimed to discrimination of strategic indicators that influence the performance of companies, focusing on the construction machinery segment, using a case study at CNH Industrial (CNHi) as a methodology research within the approach of strategy as practice aimed at discovering different practice, inter-relating them to its practitioners, and organizational practices. In the first and second phases of this research, exploratory in nature, they have been identified and grouped the strategic indicators from the secondary data analysis, personal interviews and expert panel with CNHi strategists. In the third and final phase of a descriptive nature, were classified (ranking) the strategic indicators, through a survey in semi-structured personal interview with a larger group of CNHi strategist. In summary, the results revealed the strategic indicators that has more influenced business performance are: customer relationships; human capital; effective communication; planning control and strategy execution; development with focus on products and processes; strategic alliances; social responsibility and ethics and glocal: think globally and act locally. It is hoped that these results will serve as an incentive to other companies to contribute to such research, which may lead all of the responses to the validation of these strategic indicators or the proposal of new indicators and their respective validation a posteriori.
Subject: Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39HSU
Issue Date: 26-Jun-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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