Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3XGT3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Emilio Peluso Neder Meyerpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Daniela de Freitas Marquespt_BR
dc.creatorFlávia Marcelle Torres Ferreira de Moraispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:48:30Z-
dc.date.available2019-08-11T23:48:30Z-
dc.date.issued2015-07-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3XGT3-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the importance of the different types of narratives for the implementation of the right to memory, especially with regard to the historical and political context of the Brazilian State and its recent past of military ruling between the years 1964-1985. The narratives of the Colombian writer Gabriel García Márquez and theories of narrated time and political just memory of Paul Ricoeur permeate all the posed discussions. The agreement intrinsic to the narrative is presented by Ricoeur as the poetic solution to the disagreement of time. In the analysis path of the narrative setting, issues such as the referential of fiction and truth, their intimate relationship with time and with the mechanisms of memory and oblivion are addressed. Through the narrative, time is apprehended and refigured, allowing the transformation of the substantial identity (idem) in narrative identity (ipse). Narrating is a transcultural need that allows cheating the death and leaving a trail for future generations, but which can be prevented by means such as censorship or torture. In addition, the weakness of collective memory, by being permeated by the imagination, is linked to the fragility of identity, which has a complex relationship with time, allowing the manipulation and abuse of memory and oblivion by those in power. The reconstruction of that past is complex, because it no longer exists, and therefore, this process is permeated by imagination, memory fragments and selectivity. Despite being immutable, the past is likely to be reinterpreted from what Ricoeur refers to as "memory work". The final report of the National Truth Commission attempts to institutionally create a new historical and transactional narrative on the troubled period of the military dictatorship in Brazil. Narrating this past is a difficult process, but necessary for the victims who were silent and to Brazilian society that needs to understand this traumatic period to move on. The path of replenishment is complex and unfinished, because it is always possible to formulate new narratives and interpretations.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação buscou investigar a importância dos diversos tipos de narrativas para a efetivação do direito à memória, principalmente no que se refere ao contexto histórico e político do Estado Brasileiro e o seu passado recente de ditadura militar, entre os anos de 1964 a 1985. As narrativas do escritor colombiano Gabriel García Márquez e as teorias do tempo narrado e da política da justa memória de Paul Ricoeur permeiam todas as discussões apresentadas. A concordância intrínseca à narrativa é apresentada por Ricoeur como a solução poética para a discordância do tempo. No percurso de análise da configuração narrativa, aborda-se questões como os referenciais de ficção e de verdade, sua relação íntima com o tempo e com os mecanismos da memória e do esquecimento. Por intermédio da narrativa, o tempo é apreendido e refigurado, permitindo a transformação da identidade substancial (idem) em identidade narrativa (ipse). Narrar é uma necessidade transcultural, que permite enganar a morte e deixar um rastro para as futuras gerações, mas que pode ser impedida por meios como a censura ou a tortura. Além disso, a fragilidade da memória coletiva, por ser permeada pela imaginação, está ligada à fragilidade da identidade, que possui uma relação complexa com o tempo, o que possibilita a manipulação e o abuso da memória e do esquecimento por detentores do poder. A reconstrução do passado é complexa, porque este não existe mais e, por isso, esse processo é permeado por imaginação, fragmentos de memória e seletividade. Apesar de ser imutável, o passado é passível de ser reinterpretado a partir do que Ricoeur chama de trabalho de lembrança. O relatório final da Comissão Nacional da Verdade tenta, de forma institucional, criar uma nova narrativa histórica e transacional sobre o período conturbado da ditadura militar no Brasil. Narrar esse passado é um processo difícil, mas necessário para as vítimas que foram caladas e para a sociedade brasileira que precisa elaborar esse período traumático para seguir em frente. O percurso de reconstituição do passado é trabalhoso e inacabado, pois sempre são possíveis novas narrativas e interpretações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGabriel García Márquezpt_BR
dc.subjectPaul Ricoeurpt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectJustiça de Transiçãopt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.subject.otherRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subject.otherGarcía Marquez, Gabriel, 1928-pt_BR
dc.subject.otherViolênciapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleA redenção pela narrativa: lineamentos sobre a configuração e a importância das narrativas para elaboração de um passado traumático à luz da obra de Gabriel García Márquez e dos pensamentos de Paul Ricoeurpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_flavia_marcelle_t_f_de_morais.pdf945.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.