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dc.contributor.advisor1Paulo Jose Modenesipt_BR
dc.contributor.referee1Dagoberto Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee2Kleiner Marques Marrapt_BR
dc.creatorGabriela Pereira de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:40:06Z-
dc.date.available2019-08-11T10:40:06Z-
dc.date.issued2015-05-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4TJEK-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the resistance spot weldability of 22MnB5 and DP800 steels, both 1.8 mm thick. Before welding, 22MnB5 sheet samples were heated in a furnace, simulating the process of hot stamping. The objective was to set of welding parameters appropriate for this type of welded joint, which has been progressively used in automotive assembly, due to the growing use of parts manufactured from 22MnB5 steel, subjected to hot stamping process. The interaction between welding time (9/2/9/2/9 cycles) and the electrode force (5.0 kN) allowed the best welding range. Mechanical properties of all welded joints were evaluated using cross tensile and lap shear test samples. It was noticed that the welded joint made from the welding time with multiple pulses (9/2/2/9/2 cycles) and the electrode force of 5.0 kN, achieved the best results in shear test. However, the force of 6.5 kN resulted in higher values for the cross tensile test. Furthermore, it was observed that interfacial fracture occurred only in shear tensile test, when using the minimum welding current. The button fractures were observed for the other currents, both shear tensile as cross tensile. Nevertheless, all the conditions evaluated were approved in both tests, obtaining the minimum failure load which ensures the qualities of a welded joint.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo avaliar a soldabilidade a pontos entre os aços 22MnB5 e Dual Phase da classe de 800 MPa de limite de resistência (DP800), ambos com 1,8 mm de espessura. A intenção foi determinar os parâmetros adequados de soldagem para esse tipo de junta soldada, que vem sendo progressivamente utilizada na estrutura de veículos automotores em virtude do uso crescente de peças fabricadas a partir do aço 22MnB5, submetido ao processo de estampagem a quente (hot stamping). A interação entre o tempo de soldagem de 9/2/9/2/9 ciclos e a força aplicada pelos eletrodos de 5,0 kN permitiu maior faixa de soldabilidade. Foram avaliadas as propriedades mecânicas através de ensaios estáticos de cisalhamento e de tração cruzada em juntas soldadas produzidas a partir da variação do tempo de soldagem e da força aplicada pelos eletrodos. Percebeu-se que as juntas confeccionadas com o tempo de soldagem com múltiplos pulsos (9/2/9/2/9 ciclos) e a força de 5,0 kN obtiveram os melhores resultados em cisalhamento. Em contrapartida, os corpos de prova produzidos com a força de 6,5 kN atingiram os maiores valores em tração cruzada. Além disso, foi verificado que a fratura interfacial aconteceu somente no ensaio de cisalhamento quando utilizada a corrente mínima de soldagem. As fraturas em botão foram observadas para as demais correntes, tanto para ensaio de cisalhamento quanto de tração cruzada. Independentemente dos parâmetros aplicados, todas as condições avaliadas permitiram alcançar o valor mínimo de carga de ruptura necessária (23 kN) para garantir a qualidade de uma junta soldada a ponto entre os aços avaliados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject22MnB5pt_BR
dc.subjectSoldagem a ponto por resistênciapt_BR
dc.subjectDP800pt_BR
dc.subject.otherEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.titleEstudo da soldabilidade a ponto por resistência entre os aços 22MnB5 e DP800pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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