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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estudo da soldabilidade a ponto por resistência entre os aços 22MnB5 e DP800
Authors: Gabriela Pereira de Miranda
First Advisor: Paulo Jose Modenesi
First Referee: Dagoberto Brandao Santos
Second Referee: Kleiner Marques Marra
Abstract: Este estudo teve por objetivo avaliar a soldabilidade a pontos entre os aços 22MnB5 e Dual Phase da classe de 800 MPa de limite de resistência (DP800), ambos com 1,8 mm de espessura. A intenção foi determinar os parâmetros adequados de soldagem para esse tipo de junta soldada, que vem sendo progressivamente utilizada na estrutura de veículos automotores em virtude do uso crescente de peças fabricadas a partir do aço 22MnB5, submetido ao processo de estampagem a quente (hot stamping). A interação entre o tempo de soldagem de 9/2/9/2/9 ciclos e a força aplicada pelos eletrodos de 5,0 kN permitiu maior faixa de soldabilidade. Foram avaliadas as propriedades mecânicas através de ensaios estáticos de cisalhamento e de tração cruzada em juntas soldadas produzidas a partir da variação do tempo de soldagem e da força aplicada pelos eletrodos. Percebeu-se que as juntas confeccionadas com o tempo de soldagem com múltiplos pulsos (9/2/9/2/9 ciclos) e a força de 5,0 kN obtiveram os melhores resultados em cisalhamento. Em contrapartida, os corpos de prova produzidos com a força de 6,5 kN atingiram os maiores valores em tração cruzada. Além disso, foi verificado que a fratura interfacial aconteceu somente no ensaio de cisalhamento quando utilizada a corrente mínima de soldagem. As fraturas em botão foram observadas para as demais correntes, tanto para ensaio de cisalhamento quanto de tração cruzada. Independentemente dos parâmetros aplicados, todas as condições avaliadas permitiram alcançar o valor mínimo de carga de ruptura necessária (23 kN) para garantir a qualidade de uma junta soldada a ponto entre os aços avaliados.
Abstract: This study aimed to evaluate the resistance spot weldability of 22MnB5 and DP800 steels, both 1.8 mm thick. Before welding, 22MnB5 sheet samples were heated in a furnace, simulating the process of hot stamping. The objective was to set of welding parameters appropriate for this type of welded joint, which has been progressively used in automotive assembly, due to the growing use of parts manufactured from 22MnB5 steel, subjected to hot stamping process. The interaction between welding time (9/2/9/2/9 cycles) and the electrode force (5.0 kN) allowed the best welding range. Mechanical properties of all welded joints were evaluated using cross tensile and lap shear test samples. It was noticed that the welded joint made from the welding time with multiple pulses (9/2/2/9/2 cycles) and the electrode force of 5.0 kN, achieved the best results in shear test. However, the force of 6.5 kN resulted in higher values for the cross tensile test. Furthermore, it was observed that interfacial fracture occurred only in shear tensile test, when using the minimum welding current. The button fractures were observed for the other currents, both shear tensile as cross tensile. Nevertheless, all the conditions evaluated were approved in both tests, obtaining the minimum failure load which ensures the qualities of a welded joint.
Subject: Engenharia metalúrgica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4TJEK
Issue Date: 27-May-2015
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