Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59N8E
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação na educação infantil e gestão democrática: uma relação possível?
Authors: Hilkiara Ferreira Franco
First Advisor: Laisa Kelly Vilanova
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre os métodos de avaliação das crianças de 4 meses a 3 anos que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil Espaço da Infância Pequeno Lar de forma a tornar a avaliação um processo que envolva os vários segmentos (crianças, pais, professores, gestores) na perspectiva de uma gestão democrática. A avaliação é realizada por meio de fichas descritivas, perfil inicial e final da turma, observação e registro no portfólio diário, tendo em vista que a educação infantil não pode assumir os mesmos moldes das outras modalidades de ensino. Deve ser caracterizada por suas peculiaridades, e com objetivos que proporcionem o desenvolvimento integral da criança. Com base nessa perspectiva a avaliação deve partir do pressuposto de uma observação qualitativa e principalmente ser baseada na socialização da criança.
Subject: Escolas Gestão democrática
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59N8E
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_hilkiara_ferreira_franco_martins_turma_13.pdf283.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.