Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BMRU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Costume no livro I do Tratado da natureza humana de David Hume
Autor(es): Stephanie Hamdan Zahreddine
primer Tutor: Livia Mara Guimaraes
primer miembro del tribunal : Silvio Seno Chibeni
Segundo miembro del tribunal: Rogerio Antonio Lopes
Resumen: Esta dissertação tem como objetivo analisar o conceito de costume ou hábito no livro I do Tratado da Natureza Humana de David Hume. A tradição interpretativa reconhece a relevância deste conceito na teoria de Hume, principalmente na discussão da causalidade e do tão conhecido problema da indução, mas raramente se ocupa do exame dos outros domínios de sua influência e, mesmo no âmbito da causalidade, o seu exame independente e minucioso é escasso. Neste cenário, desenvolvemos um trabalho sobre o costume que inclui: i) seu estudo conceitual pois os termos costume e hábito possuem, na abordagem de Hume, nuances que não se observam, nem nas definições do dicionário, nem nas abordagens de seus predecessores filosóficos; ii) a análise de sua atuação a) na formação das ideias abstratas, b) na causalidade, c) nas regras gerais e d) na crença na existência do mundo exterior processos básicos da cognição humana. Após este trabalho, nos capítulos I e II da dissertação, constatamos, no capítulo III, que: iii) o uso do costume na epistemologia de Hume possui a) uma dimensão prescritiva, a qual nos permite diferenciar seus efeitos confiáveis daqueles que não o são, o que possibilita o correto proceder em nossos raciocínios. Isso abre caminho para constatarmos, também, b) seu estatuto de fundamento do conhecimento sobre questões de fato.
Abstract: This study aims to analyze the concept of custom or habit in Book I of Humes Treatise of Human Nature. The interpretative tradition acknowledges the relevance of this concept to Humes theory especially in the context of Humes analysis of causality and in the widely known problem of induction , but rarely deals with the investigation of other fields of customs influence. Even in the context of causality, the independent and thorough study of custom is scarce. In this scenario, we develop an analysis of custom, according to Hume, that includes: i) its conceptual study the words custom and habit have nuances in Humes approach which are distinct from both the dictionary definitions and the approaches of Humes philosophical predecessors; ii) the examination of its role in a) the formation of abstract ideas, b) causality, c) general rules, and d) in the belief in the existence of the external world, which are basic processes of humans epistemic constitution. After this analysis, developed in chapter I and II of the thesis, in chapter III: iii) we emphasize a) the prescriptive dimension of Humes epistemological use of custom, which allows us to differentiate between customs reliable and unreliable effects. This opens the way to finding b) its foundational status in the knowledge of matters of fact.
Asunto: Epistemologia
Filosofia moderna XVIII
Filosofia
Hume, David, 1711-1776Tratado da natureza humana
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BMRU
Fecha del documento: 18-dic-2013
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_definitiva_imprimir.pdf11.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.