Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Fotografia e cidadania: contribuições do ensino de Artes Visuais para a construção/afirmação da identidade e exercício da cidadania de crianças e adolescentes
Autor(es): Bianca Aparecida Lage Barra
Primeiro Orientador: Gabriela Maria Garzon
Primeiro membro da banca : Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: O presente trabalho apresenta uma experiência de ensino/ aprendizagem de artes visuais em ambiente não formal de educação baseada na proposta da Abordagem Triangular e nos apontamentos da Pedagogia do Oprimido. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do ensino de fotografia para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, bem como as contribuições para o exercício da cidadania, a efetivação de direitos e afirmação e/ou construção da identidade. Além disso, o trabalho apresenta a importância de incorporar nas práticas de ensino de artes a leitura visual a fim de promover um desenvolvimento crítico do educando.
Assunto: Fotografia
Arte e sociedade
Arte studo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_final_bianca_barra__polo_juiz_de_fora.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.