Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Fotografia e cidadania: contribuições do ensino de Artes Visuais para a construção/afirmação da identidade e exercício da cidadania de crianças e adolescentes |
Autor(es): | Bianca Aparecida Lage Barra |
Primeiro Orientador: | Gabriela Maria Garzon |
Primeiro membro da banca : | Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma experiência de ensino/ aprendizagem de artes visuais em ambiente não formal de educação baseada na proposta da Abordagem Triangular e nos apontamentos da Pedagogia do Oprimido. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do ensino de fotografia para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, bem como as contribuições para o exercício da cidadania, a efetivação de direitos e afirmação e/ou construção da identidade. Além disso, o trabalho apresenta a importância de incorporar nas práticas de ensino de artes a leitura visual a fim de promover um desenvolvimento crítico do educando. |
Assunto: | Fotografia Arte e sociedade Arte studo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_final_bianca_barra__polo_juiz_de_fora.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.