Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Type: Monografias de Especialização
Title: Fotografia e cidadania: contribuições do ensino de Artes Visuais para a construção/afirmação da identidade e exercício da cidadania de crianças e adolescentes
Authors: Bianca Aparecida Lage Barra
First Advisor: Gabriela Maria Garzon
First Referee: Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: O presente trabalho apresenta uma experiência de ensino/ aprendizagem de artes visuais em ambiente não formal de educação baseada na proposta da Abordagem Triangular e nos apontamentos da Pedagogia do Oprimido. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do ensino de fotografia para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, bem como as contribuições para o exercício da cidadania, a efetivação de direitos e afirmação e/ou construção da identidade. Além disso, o trabalho apresenta a importância de incorporar nas práticas de ensino de artes a leitura visual a fim de promover um desenvolvimento crítico do educando.
Subject: Fotografia
Arte e sociedade
Arte studo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Issue Date: 12-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_bianca_barra__polo_juiz_de_fora.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.