Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FJCU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Pesquisa em diários do componente curricular arte da Escola Estadual Basílio da Gama, Tiradentes, Minas Gerais
Autor(es): Vilma do Rosário Lourenço
primer Tutor: Claudia Regina dos Anjos
primer miembro del tribunal : Verona Campos Segantini
Segundo miembro del tribunal: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumen: A pesquisa tem como objetivo analisar e compreender como se deu o processo de ensino/aprendizagem de Arte na Escola Estadual Basílio da Gama, em Tiradentes, Minas Gerais, dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto foi preciso identificar e compreender os conteúdos nos diários sobre ensino/aprendizagem de Arte, analisar os conteúdos registrados como matéria lecionada e comparar as LDBN nº 5692/71 e nº 9396/96 alterada pela Lei nº 12287/2010, buscando embasamento teórico para os questionamentos e dados encontrados. Pesquisei diários de Arte no período de2004 a 2014, do ano final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram analisados 22 diários, sendo dois diários a cada ano, um dos anos finais e um do Ensino Médio, cada um com uma aula semanal. Nos diários o componente curricular Arte, aparece no Ensino Médio, já nos anos finais do Ensino Fundamental o componente é Educação Artística, sendo que a partir da LDBN nº 9396/96 a nomenclatura deveria ser Arte .De 2004 a 2006 os anos finais do Ensino Fundamental, a organização é em séries, a partir de 2007 passa a ser chamado de anos finais do Ensino fundamental. Além dos diários pesquisei na própria escola pastas de Leis e Resoluções da SEE/MG, Regimento Escolar, Quadro de pessoal da época e no acervo da biblioteca os PCN, PCNM e CBC. Pode ser verificado que os professores sem habilitação específica para o componente curricular Arte, não desenvolveram os conteúdos trabalhados de acordo com os documentos oficiais que discutem e dão referência a esse componente curricular, já os professores com habilitação específica desenvolveram, porém, basta saber se de fato trabalharam de forma significativa.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FJCU
Fecha del documento: 19-dic-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_vilma.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.