Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FJCU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Regina dos Anjospt_BR
dc.contributor.referee1Verona Campos Segantinipt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorVilma do Rosário Lourençopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:55:51Z-
dc.date.available2019-08-09T18:55:51Z-
dc.date.issued2015-12-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FJCU-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar e compreender como se deu o processo de ensino/aprendizagem de Arte na Escola Estadual Basílio da Gama, em Tiradentes, Minas Gerais, dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto foi preciso identificar e compreender os conteúdos nos diários sobre ensino/aprendizagem de Arte, analisar os conteúdos registrados como matéria lecionada e comparar as LDBN nº 5692/71 e nº 9396/96 alterada pela Lei nº 12287/2010, buscando embasamento teórico para os questionamentos e dados encontrados. Pesquisei diários de Arte no período de2004 a 2014, do ano final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram analisados 22 diários, sendo dois diários a cada ano, um dos anos finais e um do Ensino Médio, cada um com uma aula semanal. Nos diários o componente curricular Arte, aparece no Ensino Médio, já nos anos finais do Ensino Fundamental o componente é Educação Artística, sendo que a partir da LDBN nº 9396/96 a nomenclatura deveria ser Arte .De 2004 a 2006 os anos finais do Ensino Fundamental, a organização é em séries, a partir de 2007 passa a ser chamado de anos finais do Ensino fundamental. Além dos diários pesquisei na própria escola pastas de Leis e Resoluções da SEE/MG, Regimento Escolar, Quadro de pessoal da época e no acervo da biblioteca os PCN, PCNM e CBC. Pode ser verificado que os professores sem habilitação específica para o componente curricular Arte, não desenvolveram os conteúdos trabalhados de acordo com os documentos oficiais que discutem e dão referência a esse componente curricular, já os professores com habilitação específica desenvolveram, porém, basta saber se de fato trabalharam de forma significativa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectdiários e professorespt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titlePesquisa em diários do componente curricular arte da Escola Estadual Basílio da Gama, Tiradentes, Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vilma.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.