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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHNZ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino de Artes Visuais na educação de jovens e adultos em unidade prisional: a identidade do cárcere |
Autor(es): | Zilcléia de Oliveira Alves Ferreira |
Primeiro Orientador: | Kleumanery de Melo Barboza |
Primeiro membro da banca : | Conceicao Linda de Franca |
Segundo membro da banca: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumo: | O presente disposto neste trabalho literário referencia as palavras: pena, ensino, arte, formação e liberdade abrangendo um panorama do projeto educacional alfabetizador idealizado por pessoas que lançaram um olhar humanizador àqueles, que desprovidos de conhecimento e amparo social alvejaram a própria alma pelo labor da ignorância de se conhecerem como um ser pensante e atuante no mundo. Enaltece assim as questões referentes à corporeidade no espaço escolar de unidade prisional e as relações estabelecidas por meio do ensino de Artes Visuais, numa proposta metodológica de projetos pedagógicos efetivando a pesquisa em ensino de arte. Uma forma de personificar algumas experiências de ensino vivenciadas iniciadas em aulas de apenas 50 minutos semanais com objetivos voltados a pratica da abordagem triangular de Ana Mãe Barbosa. Para assim desenvolver em tempo de ano letivo vivências artísticas na contemporaneidade penal. Em três breves e distintos capítulos minuciamos o panorama histórico da fundação da escola, metodologias contemporâneas prisionais para o efetivo aprendizado em artes visuais de acordo com novas práticas limitadores e restritas com um relato aprisionado humanizador findando com a avaliação concisa deste aprendizado. |
Abstract: | This provisions of this literary work references the words pen, education, art, education, freedom covering an overview of the educational project literacy devised by people who cast a look to those humanizing, that devoid of knowledge and social support targeted the very soul by the ignorance of labor We met as a thinking and acting being in the world and the so-called security measures. Thus extols the issues of corporeality at school of prison unit and the relationships established through the teaching of Visual Arts, a methodological proposal for educational projects effecting research in teaching art. One way to embody some experienced teaching experiences started in classes of only 50 minutes a week with goals aimed at the practice of triangular approach of Mother Ana Barbosa. So to develop academic year time artistic experiences in contemporary criminal. In three short and distinct chapters minuciamos the historical background of the school's foundation, prison contemporary methodologies for effective earning in visual arts according to new constraints and restrictive practices to arrive at concise assessment of this learning. |
Assunto: | Prisão Arte e sociedade Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHNZ |
Data do documento: | 13-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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