Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHNZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kleumanery de Melo Barbozapt_BR
dc.contributor.referee1Conceicao Linda de Francapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorZilcléia de Oliveira Alves Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:36:39Z-
dc.date.available2019-08-09T18:36:39Z-
dc.date.issued2015-12-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHNZ-
dc.description.abstractThis provisions of this literary work references the words pen, education, art, education, freedom covering an overview of the educational project literacy devised by people who cast a look to those humanizing, that devoid of knowledge and social support targeted the very soul by the ignorance of labor We met as a thinking and acting being in the world and the so-called security measures. Thus extols the issues of corporeality at school of prison unit and the relationships established through the teaching of Visual Arts, a methodological proposal for educational projects effecting research in teaching art. One way to embody some experienced teaching experiences started in classes of only 50 minutes a week with goals aimed at the practice of triangular approach of Mother Ana Barbosa. So to develop academic year time artistic experiences in contemporary criminal. In three short and distinct chapters minuciamos the historical background of the school's foundation, prison contemporary methodologies for effective earning in visual arts according to new constraints and restrictive practices to arrive at concise assessment of this learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente disposto neste trabalho literário referencia as palavras: pena, ensino, arte, formação e liberdade abrangendo um panorama do projeto educacional alfabetizador idealizado por pessoas que lançaram um olhar humanizador àqueles, que desprovidos de conhecimento e amparo social alvejaram a própria alma pelo labor da ignorância de se conhecerem como um ser pensante e atuante no mundo. Enaltece assim as questões referentes à corporeidade no espaço escolar de unidade prisional e as relações estabelecidas por meio do ensino de Artes Visuais, numa proposta metodológica de projetos pedagógicos efetivando a pesquisa em ensino de arte. Uma forma de personificar algumas experiências de ensino vivenciadas iniciadas em aulas de apenas 50 minutos semanais com objetivos voltados a pratica da abordagem triangular de Ana Mãe Barbosa. Para assim desenvolver em tempo de ano letivo vivências artísticas na contemporaneidade penal. Em três breves e distintos capítulos minuciamos o panorama histórico da fundação da escola, metodologias contemporâneas prisionais para o efetivo aprendizado em artes visuais de acordo com novas práticas limitadores e restritas com um relato aprisionado humanizador findando com a avaliação concisa deste aprendizado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPenapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherPrisãopt_BR
dc.subject.otherArte e sociedadept_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de Artes Visuais na educação de jovens e adultos em unidade prisional: a identidade do cárcerept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_artes_visuais.pdf723.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.