Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LFML
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Frans Krajcberg e a arte ambiental: uma experiência com alunos do ensino médio da E. E. Antônio Miguel C. Neto e da E. E. Getúlio Vargas |
Authors: | Vanessa Cristina Alves Kaizer |
First Advisor: | Mariana de Lima e Muniz |
First Referee: | Maurilio Andrade Rocha |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente documento é o estudo de caso realizado em escolas estaduais mineiras, uma na capital e outra em Ribeirão das Neves. A finalidadedo trabalho desenvolvido foi formar uma consciência crítico-reflexiva do discente apoiado na obra do artistaplástico Frans Krajcberg,que por meio de sua poética artísticaalerta a sociedade a respeito das queimadas nas florestas tropicais brasileiras e suas consequências ambientais. A metodologia aplicada foi a Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa. Esse procedimento técnico-científico se baseia nos eixos: Apreciação Estética e Contextualização, ou melhor, a compreensão da arte como construção cultural e social;e o terceiro eixo é a produção artística. Esteestudo resultou em várias obras criadas pelos alunos e muitos debates que alertam quanto às atitudes do homem sobre o ambiente. Toda ação tem uma reação de igual magnitude e sentido contrário tal afirmação deriva da TerceiraLei de Newton, neste caso sendo usada na arte e a geografia. |
Subject: | Krajcberg, Frans, 1921- Arte Estudo e ensino Crítica de arte |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LFML |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
revis_o_final_ultima_imprimir.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.