Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LFT7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ensino de Artes Visuais no ensino fundamental I: arte pop em máscaras temporárias |
Autor(es): | Flavia Angelica Mendes Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Melissa Etelvina Oliveira Rocha |
Primeiro membro da banca : | Juliana Silveira Mafra |
Segundo membro da banca: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumo: | Este trabalho apresenta a Art Pop numa proposta de ensino de artes visuais aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular. O movimento da década de 1950 apresentou em suas obras de arte a saturação estética da exagerada visualidade da propaganda de massa, enfatizando assim o quanto é banalizado o consumo, induzido por essas projeções midiáticas. O assunto foi trabalhado utilizando como proposta de metodológica a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Para executá-lo fruímos obras do movimento Pop Art e de Sandra Chevrier artista contemporânea, contextualizamos segundo a história da arte e desenvolvemos uma oficina de máscaras com a técnica assemblage, a qual nomeamos de Máscaras temporárias. |
Assunto: | Arte pop Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LFT7 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ufmg_texto_final_corre__es_pos_defesa___completo_final__1_.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.