Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Ensino de Artes Visuais no campo como garantia de acesso a diversidade e à cultura indígena |
Authors: | Mayan Maharishi de Faria Ladeira Amâncio |
First Advisor: | Fabiana De Lucca Munaier |
First Referee: | Leticia Weiduschadt |
Abstract: | Considerando-se o campo das artes como ambiente que possibilita a apropriação de diferentes objetos, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A temática indígena está inserida de que maneira no ensino de Artes Visuais na Educação do Campo? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que apesar da cultura indígena no ensino ser amparada legalmente, ainda são frequentemente detectados na prática escolar costumes que desprezam a divulgação da diversidade. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de arte na Educação do Campo; mostrar a abordagem da temática indígena nesse contexto; relatar os desafios encontrados e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais. Em síntese, conclui-se que na realidade analisada ainda faltam investimentos para que a temática indígena possa de fato ser inserida como conteúdo no ensino de Artes Visuais. |
Subject: | Arte Estudo e ensino Arte indígena |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LH62 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia__ltima_vers_o___mayan.pdf | 698.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.