Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHJH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Dos muros para a vida
Autor(es): Vilma Oliveira Coelho
primer Tutor: Maurilio Andrade Rocha
primer miembro del tribunal : Mariana de Lima e Muniz
Segundo miembro del tribunal: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumen: Esta pesquisa se baseia em um relato, com reflexões sobre minha experiência como professora de Arte na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, onde trabalhei com alunos do Ensino Fundamental II, de 2007 a 2014. A maioria dos alunos eram negros e vinham de uma comunidade carente, considerada região de vulnerabilidade social. O objetivo principal do meu trabalho como professora de arte nesta escola, durante esta pesquisa, foi de promover a experiência da construção de trabalhos artísticos e projetos, contextualizando com a construção da vida do aluno, no que diz respeito à sua formação profissional e como cidadãos. Percebendo o potencial da Arte não apenas como área de conhecimento, mas principalmente como agente propiciador de transformação na sociedade eindividualmente. A metodologia da proposta triangular, formulada por Ana Mae Barbosa, onde ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras. Ou seja, a produção, a apreciação e a reflexão devem estar sempre presente nas atividades desenvolvidas nas aulas de arte, no mesmo patamar de importância, foi uma boa confirmação da metodologia utilizada. E esta metodologia vem de encontrocom a tendência sócio-interacionista, que conduz a área atualmente.As orientações dos CBCs (Conteúdos Básicos de Arte) e dos PCNs(Parâmetros Curriculares Nacionais) foram muito determinantes para um desenvolvimento satisfatório desta pesquisa. As etapas desta pesquisa partiram da transformação no ambiente escolar cominterferências artísticas, seguida de estudos e reflexões sobre a realidade de cada aluno, pesquisa de profissões possíveis e desejáveis por eles e a confirmação de suas habilidades e talentos.
Asunto: Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHJH
Fecha del documento: 13-dic-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia___dos_muros_para_a_vida.pdf15.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.