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dc.contributor.advisor1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorVilma Oliveira Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:01:56Z-
dc.date.available2019-08-10T06:01:56Z-
dc.date.issued2015-12-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHJH-
dc.description.resumoEsta pesquisa se baseia em um relato, com reflexões sobre minha experiência como professora de Arte na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, onde trabalhei com alunos do Ensino Fundamental II, de 2007 a 2014. A maioria dos alunos eram negros e vinham de uma comunidade carente, considerada região de vulnerabilidade social. O objetivo principal do meu trabalho como professora de arte nesta escola, durante esta pesquisa, foi de promover a experiência da construção de trabalhos artísticos e projetos, contextualizando com a construção da vida do aluno, no que diz respeito à sua formação profissional e como cidadãos. Percebendo o potencial da Arte não apenas como área de conhecimento, mas principalmente como agente propiciador de transformação na sociedade eindividualmente. A metodologia da proposta triangular, formulada por Ana Mae Barbosa, onde ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras. Ou seja, a produção, a apreciação e a reflexão devem estar sempre presente nas atividades desenvolvidas nas aulas de arte, no mesmo patamar de importância, foi uma boa confirmação da metodologia utilizada. E esta metodologia vem de encontrocom a tendência sócio-interacionista, que conduz a área atualmente.As orientações dos CBCs (Conteúdos Básicos de Arte) e dos PCNs(Parâmetros Curriculares Nacionais) foram muito determinantes para um desenvolvimento satisfatório desta pesquisa. As etapas desta pesquisa partiram da transformação no ambiente escolar cominterferências artísticas, seguida de estudos e reflexões sobre a realidade de cada aluno, pesquisa de profissões possíveis e desejáveis por eles e a confirmação de suas habilidades e talentos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectInterferências artísticaspt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDos muros para a vidapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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