Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
Autor(es): Guilherme Soares de Sousa
Primeiro Orientador: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Primeiro membro da banca : Verlaine Freitas
Segundo membro da banca: Douglas Garcia Alves Junior
Resumo: Nosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.
Abstract: Our goal is to address the reduplication of empirical reality that the cultural industry manufactures in certain products according to conception of Theodor Adorno. We present the conception of the author on the cultural industry, highlighting how it produces goods geared towards a fun with uncritical distraction purposes, whose contents often would be a daily duplicate experienced by the people and which are conveyed the values and patterns of behavior and consumption that predominate in late capitalism. Our hypothesis is that the reduplication of empirical reality in audiovisual cultural goods expresses the use of technology within the cultural industry to achieve their goals, especially stimulate consumption and maintaining the current social situation. We will seek to show how the development of mass media and the mastery with their visual aids are applied in cultural goods provides a reality reproduction perfectly growing and how the world's duplicate would be used by the culture industry as an expedient to induce their consumers start to join, or even internalize the values and behavioral patterns aimed at consumption and served ideological purposes within their products.
Assunto: Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
Data do documento: 26-Fev-2016
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