Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.contributor.referee1Verlaine Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Douglas Garcia Alves Juniorpt_BR
dc.creatorGuilherme Soares de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:44:00Z-
dc.date.available2019-08-13T06:44:00Z-
dc.date.issued2016-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7-
dc.description.abstractOur goal is to address the reduplication of empirical reality that the cultural industry manufactures in certain products according to conception of Theodor Adorno. We present the conception of the author on the cultural industry, highlighting how it produces goods geared towards a fun with uncritical distraction purposes, whose contents often would be a daily duplicate experienced by the people and which are conveyed the values and patterns of behavior and consumption that predominate in late capitalism. Our hypothesis is that the reduplication of empirical reality in audiovisual cultural goods expresses the use of technology within the cultural industry to achieve their goals, especially stimulate consumption and maintaining the current social situation. We will seek to show how the development of mass media and the mastery with their visual aids are applied in cultural goods provides a reality reproduction perfectly growing and how the world's duplicate would be used by the culture industry as an expedient to induce their consumers start to join, or even internalize the values and behavioral patterns aimed at consumption and served ideological purposes within their products.pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectMeios de comunicação em massapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTheodor Adornopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectReduplicação do cotidianopt_BR
dc.subjectPseudorealidadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherIndústria culturalpt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherAdorno, Theodor W, 1903-1969pt_BR
dc.titleO problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adornopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.