Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5G
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Antonio Dabdab Trabulsipt_BR
dc.contributor.referee1Fabio de Souza Lessapt_BR
dc.contributor.referee2Glaydson José da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Olimar Flores Juniorpt_BR
dc.contributor.referee4Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.creatorLorena Lopes da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:49:25Z-
dc.date.available2019-08-13T14:49:25Z-
dc.date.issued2016-05-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5G-
dc.description.abstractFalsifying is a historical necessity. This historical necessity occurs in contexts in which the rupture with the past is so strong that something familiar to a long tradition must be preserved in the communication of such experience. This thesis chooses two contexts to analyze the falsification process through the hero stories. In common, both contexts have as the major cause of their confrontation with the past the war (morespecifically, the war's new format arising as new technologies become available). From the context of the Peloponnesian War, three tragedies are taken up as object: The Trojan Women (415 BC) and Helen (412 BC) by Euripides and Philoctetes by Sophocles (409 BC). From the second context, in France, the Great War places a new seal upon Odysseus' adventures, which are converted into misfortunes only applicable to someone who has experienced the trenches. The novels analyzed are: Elpénor (1926) by Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) by Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) by Louis Aragon and Le Retour d'Ulysse (1921) by Valmy-Baysse. Each tragedy or each novel's study tries to figure out how the updating of the hero and his stories are in a close dialogue with the war. From them and from the perception of contemporary needs, we would like to propose how the old stories being updated participate in this falsification process that aids develop the current challenges in a code already known, presenting and endorsing the uniqueness of that necessity.pt_BR
dc.description.resumoFalsificar é uma necessidade histórica. Tal necessidade histórica verifica-se em contextos nos quais a ruptura com o passado é tão pujante que algo familiar à tradição precisa ser mantido na comunicação de tal experiência. Esta tese elege dois desses contextos para analisar o processo de falsificação pelo qual passam as histórias de herói.Em comum, os dois contextos escolhidos têm como causa maior de seu choque com o passado a guerra (mais especificamente, o novo formato da guerra resultante das novas tecnologias de que ela dispõe). Do contexto da Guerra do Peloponeso, três peças são analisadas: Troianas (415 a. C.) e Helena (412 a. C.) de Eurípides e Filoctetes (409 a. C.) de Sófocles. Do segundo contexto, em território francês, a experiência da Grande Guerra dá nova estampa às aventuras de Odisseu, transformando-as em desventuras só cabíveis a quem experimentou o horror das trincheiras. Analisam-se, então, Elpénor (1926) de Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) de Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) de Louis Aragon e Le Retour d'Ulysse (1921) de Valmy-Baysse. O estudo de cada uma das tragédias ou cada um dos romances busca apreender de que forma a atualizaçãodo herói e das histórias de herói está em diálogo com a guerra vivida. Deseja-se, a partir delas e da percepção das necessidades coevas, propor de que forma as velhas histórias, ao serem renovadas, participam desse processo de falsificação que as permite elaborar osdesafios do presente num código já conhecido, dando conta assim de formular e demarcar ao mesmo tempo o ineditismo da necessidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFalsificaçãopt_BR
dc.subjectGuerrapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subject.otherGuerrapt_BR
dc.subject.otherFalsificaçõespt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherHeróispt_BR
dc.titleHeróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a históriapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.