Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A mobilização para aprender no ensino superior: um olhar sobre a relação com o saber de estudantes de Pedagogia do IV ano face à formação universitária
Authors: Albertina Nvidi Simao
First Advisor: Shirley Aparecida de Miranda
First Referee: José Manuel Sita Gomes
Second Referee: Rodrigo Ednilson de Jesus
Third Referee: Margareth Diniz
Abstract: A presente pesquisa investigou elementos que estão na base da manifestação da relação com o saber de estudantes universitários e, nesse caso de estudantes de Pedagogia do IV ano, no curso de ciências da educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED - Cabinda). Para essa análise partimos de observações realizadas pela pesquisadora e professores ISCED que destacaram estudantes com trajetória bem-sucedida em relação à mobilização para os estudos. Os estudantes identificados na primeira fase foram abordados através de questionário preliminar e seguidamente, foram selecionados para entrevistas não estruturadas. A partir das entrevistas focalizamos a ligação que os estudantes apresentam com a escola, o interesse às atividades desenroladas, as trajetórias e estratégias de estudo adotadas. Após um esforço para análise e compreensão do fenômeno em causa e, com base nas informações cedidas chegamos à conclusão de que a compreensão da manifestação da relação com o saber é composta a partir da realidade social em que ocorre o processo de ensino e aprendizagem e também decorrente da trajetória familiar, que pode impulsionar, mediar ou dificultar a mobilização para os estudos.
Abstract: Se investigó elementos que subyacen en la manifestación de la relación con el conocimiento de los estudiantes universitarios y, en el caso de estudiantes de pedagogía del cuarto año, en el curso de la educación científica del Instituto de Ciencias de la Educación (CINE - Cabinda). Para este análisis se partió de las observaciones de la investigadora y docente de la CINE que se destacaron los estudiantes con trayectoria exitosa en cuanto a la movilización de los estudios. Los estudiantes identificados en la primera fase se abordaron mediante cuestionario preliminar y luego fueron seleccionados para las entrevistas no estructuradas. Las entrevistas se centran en la conexión que tienen los estudiantes con la escuela, el interés por las actividades desenrollados, las rutas tomadas y estudiar estrategias. Después de un esfuerzo de análisis y comprensión del fenómeno en cuestión y, en base a la información transferida llegó a la conclusión de que la comprensión de la manifestación de la relación con el conocimiento se hace de la realidad social en que se produce el proceso de enseñanza y aprendizaje y también debido a la história de la familia, que puede aumentar, mediar o impedir la movilización de los estudios.
Subject: Ensino superior Angola
Educação
Professores Formação
Angola Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nova._disserta__o._texto._albertina._fae._ufmg._2015............pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.