Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQ9G
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As atribuições dos auxiliares de apoio a inclusão na visão dos professores
Autor(es): Livia Vieira da Silva Cruz
Primeiro Orientador: Liberia Rodrigues Neves
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo levantar os conhecimentos das professoras de Educação Infantil, da rede municipal de ensino de BH, em relação às atribuições dos Auxiliares de Apoio à Inclusão; e assim conhecer a atuação desses profissionais, sempre na visão do professor. A temática partiu de questionamentos cotidianos dos próprios professores sobre as reais funções dessas Auxiliares. Nesse trabalho é apresentado um breve histórico da Educação Inclusiva, os avanços ocorridos nos últimos anos, as políticas públicas para as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEE), a criação do cargo, pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Auxiliar de Apoio à Inclusão suas atribuições e seu regime de contratação. A partir da análise das respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a um grupo de professoras, percebe-se o reconhecimento da importância e necessidade desse profissional, bem como a solicitação de maiores ações, experiências e conhecimentos por parte dos mesmos.
Assunto: Inclusão em educação 
Escolas Administração de pessoal 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQ9G
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livia_vieira_da_silva_cruz.pdf298.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.