Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O corpo em movimento na educação infantil: uma possibilidade de integração |
Autor(es): | Mariza Aparecida Pereira |
Primeiro Orientador: | Liberia Rodrigues Neves |
Primeiro membro da banca : | Andre Soares da Cunha |
Resumo: | O presente trabalho aborda algumas possibilidades de prática de ensino voltada para as necessidades de movimento apresentadas pelas crianças. Trata-se de uma intervenção na própria prática pedagógica. Apresenta-se um breve histórico do corpo, nos contextos de aprendizagem. Apresentam-se atividades desenvolvidas e analisadas com base na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento de crianças, devido à abrangência de sua teoria ao observar a construção dos sujeitos como um todo. A análise permitiu uma reflexão da prática e compreensão das possibilidades de envolver as crianças em momentos de aprendizagem que respeitam seu desejo e necessidade de movimento, ao mesmo tempo em que favorecem a aprendizagem das múltiplas linguagens. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Analise de interação em educação Ambiente de sala de aula Psicologia educacional Disciplina da criança Manejo de classe Disciplina escolar Professores e alunos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariza_aparecida_pereira.pdf | 534.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.