Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
Authors: | Vanda Aparecida dos Reis |
First Advisor: | Maria Carolina da Silva |
First Referee: | Livia Maria Fraga Vieira |
Abstract: | Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vanda_aparecida_dos_reis.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.