Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMZQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Manuela Lustosa Diniz | pt_BR |
dc.creator | Héllen Graciane Alves Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T00:09:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T00:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMZQ | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa monográfica do curso de pós-graduação/especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), que se trata de um estudo de metodologias sobre o ensino do conteúdo Tabela Periódica (TP) com aplicação de uma atividade lúdica, objetivando a introdução do conteúdo TP aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e revisão do conteúdo no 2º ano do Ensino Médio, respondendo a problemática: Até que ponto o lúdico com base na teoria de ensino investigativo pode contribuir no processo de aquisição de conhecimentos, de socialização e a compreensão dos conteúdos propostos no currículo? A escolha deste conteúdo baseia-se no fato de TP ser a base para outras áreas da química, e importante para o aprofundamento de alguns conteúdos estudados no 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a realização desse trabalho na abordagem lúdica, foi elaborado um jogo de cartelas, utilizando os símbolos dos elementos químicos com suas respectivas famílias e um jogo de tabuleiro baseado na questão do vestibular da FUVEST. A análise foi qualitativa, com descrições de relatos dos alunos participantes, sendo aplicadas em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Montes Claros-MG. Constatou-se o envolvimento da turma nas atividades, e consequentemente, um ótimo aproveitamento. Podendo ser verificado que a atividade favoreceu o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Química | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uso da abordagem lúdica no ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
enci_vi___monografia_h_llen_graciane_alves_leal.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.