Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMZQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Manuela Lustosa Dinizpt_BR
dc.creatorHéllen Graciane Alves Lealpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T00:09:00Z-
dc.date.available2019-08-12T00:09:00Z-
dc.date.issued2016-08-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMZQ-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa monográfica do curso de pós-graduação/especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), que se trata de um estudo de metodologias sobre o ensino do conteúdo Tabela Periódica (TP) com aplicação de uma atividade lúdica, objetivando a introdução do conteúdo TP aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e revisão do conteúdo no 2º ano do Ensino Médio, respondendo a problemática: Até que ponto o lúdico com base na teoria de ensino investigativo pode contribuir no processo de aquisição de conhecimentos, de socialização e a compreensão dos conteúdos propostos no currículo? A escolha deste conteúdo baseia-se no fato de TP ser a base para outras áreas da química, e importante para o aprofundamento de alguns conteúdos estudados no 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a realização desse trabalho na abordagem lúdica, foi elaborado um jogo de cartelas, utilizando os símbolos dos elementos químicos com suas respectivas famílias e um jogo de tabuleiro baseado na questão do vestibular da FUVEST. A análise foi qualitativa, com descrições de relatos dos alunos participantes, sendo aplicadas em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Montes Claros-MG. Constatou-se o envolvimento da turma nas atividades, e consequentemente, um ótimo aproveitamento. Podendo ser verificado que a atividade favoreceu o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherJogos educativos  pt_BR
dc.subject.otherQuímica pt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleUso da abordagem lúdica no ensino de Químicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
enci_vi___monografia_h_llen_graciane_alves_leal.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.