Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSH9B
Type: Monografias de Especialização
Title: Levantamento e análise da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014
Authors: Raquel Viana Raad
First Advisor: Santer Alvares de Matos
Abstract: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e pode ser entendido como um regulador da qualidade da educação básica. Em 2009 surge o chamado novo ENEM que passou por reestruturações, aumentando muito o número de inscritos e influenciando no planejamento pedagógico. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pelas interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai de encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A abordagem CTS busca discutir a Ciência, Tecnologia e Sociedade e compreender de que modo elas se relacionam, rompendo com a ideia da ciência neutra e tecnocrática e indo de encontro ao debate, o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste sentido, buscamos identificar, categorizar e analisar a abordagem CTS expressa nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin e utilizando-se seis categorias e suas subcategorias as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessários modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.
Subject: Biologia Estudo e ensino (Ensino fundamental) 
Aprendizagem experimental
Professores de ciências Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSH9B
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_raquel_viana_raad.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.