Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUNF9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Descrição de um modelo de atividade investigativa na área de ciências da natureza com crianças em fase de alfabetização: relato de experiência
Autor(es): Christine Aparecida Ribeiro Rocha
Primeiro Orientador: Rosilene Siray Bicalho
Resumo: Este trabalho está relacionado com a minha construção, em uma comunidade escolar da periferia de Montes Claros, de uma experiência que venha se adequar à metodologia de Ensino de Ciências por Investigação com alunos em fase de letramento. Para isso foram desenvolvidas, no primeiro ano do Ensino Fundamental, atividade investigativa sobre o ciclo da água associada ao cotidiano do aluno , articulando o ensino de ciências com a alfabetização(leitura e escrita). Foram usados textos literários para identificação das idéias prévias dos alunos e atividade experimental para construção de conceitos. A avaliação da aprendizagem dos estudantes foi feita por meio de desenhos e diálogos sobre os mesmos. Os resultados analisados, à luz do pensamento Vigostskyano acerca do processo de formação dos conceitos, foram promissores, pois palavras como estados sólido, líquido e gasoso, e sua significação foram incluídas ao vocabulário de crianças em fase inicial de alfabetização.
Assunto: Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUNF9
Data do documento: 12-Dez-2009
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
christine_aparecida_ribeiro_rocha.pdf15.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.