Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AL5H5R
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Estado, mercado e redes transnacionais na constituição da 'sociedade da informação': um estudo sobre os princípios norteadores das políticas para a infra-estrutura de informação
Autor(es): Juliana do Couto Bemfica
Primeiro Orientador: Ana Maria Pereira Cardoso
Primeiro Coorientador: Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Primeiro membro da banca : Vania Maria Rodrigues Hermes de Araujo
Segundo membro da banca: Teresinha Froes Burnham
Terceiro membro da banca: Regina Maria Marteleto
Resumo:  O trabalho discute a origem e a disseminação, ao longo da decada de 1990, de iniciativas voltadas para a constituição da sociedade da informação global, enfocando, especificamente, proposições apresentadas pelos Estados Unidos (EEUU) e pela União Européia. Tem-se, como hipótese, que tais iniciativas são integrantes deum processo voltado para a internacionalização da economia e para a generalização de relações de consumo a âmbitos anteriormente não mercantis. Essas iniciativas são consideradas como uma modalidade de politica de comunicação e informação que, tendo suas diretrizes estabelecidas em instâncias internacionais, objetiva garantir ainstalação de uma plataforma tecnológica capaz de viabilizar uma economia livre dos óbices das fronteiras territoriais, plataformas essa, necessária para atender aos setores econômicos hegemonicos. Aperspectiva adotada inscreve os programas de "Sociedade da informação" como parte da ideologia neoliberal e do pensamento único orientadas para promover - tecnologicamente - o aprofundamento dos processos de internacionalização da economia e de generalização do consumo , sob a hegemonia dos EEUU. O referencial teórico adotado, alem de levar em conta as perspectivas que abordam as tecnologias de informação e comunicação no seu relacionamento com a mudança social, inclui a questão da globalização e da "sociedade de consumidores", em conexão com a ideologia neoliberal e com o advento dos regimes de governança internacionais.Ao final, destaca-se a presença nos documentos, de um discurso ideológico vinculado às "idéias da sociedade da informação", formuladas na década de 1970 e ao "pensamento único", forjado na década de 1980. Os aspectos enfocados são: a primaziados princípios de mercado, a centralidade da dimensão internacional e a privatização do espaço público. Esta é observada a partir das atribuições do setor governamental decorrentes do "novo" papel do Estado. Discorre-se também, sobre as mudanças que levaram a auto pista de informação de fins da decada de 1980 a transformar-setecnologia internet. Na sua conclusâo, fornecem-se evidências que confirmam a hipótese de que as iniciativas de sociedade da informação destinam-se ao profundamento do processo de mercadorização d sociedade, à constituição dos consumidores e à sedimentação de um quadro de internacionalização assimetricamente interdependente.
Assunto: Sociedade da informação
Internet (Redes de computação) Negócios
Globalização
Internet (Redes de computação)
Ciência da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AL5H5R
Data do documento: 2-Dez-2002
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_juliana_do_couto_bemfica.pdf911.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.