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dc.contributor.advisor1Ana Maria Pereira Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos Aurélio Pimenta de Fariapt_BR
dc.contributor.referee1Vania Maria Rodrigues Hermes de Araujopt_BR
dc.contributor.referee2Teresinha Froes Burnhampt_BR
dc.contributor.referee3Regina Maria Marteletopt_BR
dc.creatorJuliana do Couto Bemficapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T08:40:01Z-
dc.date.available2019-08-10T08:40:01Z-
dc.date.issued2002-12-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AL5H5R-
dc.description.resumo O trabalho discute a origem e a disseminação, ao longo da decada de 1990, de iniciativas voltadas para a constituição da sociedade da informação global, enfocando, especificamente, proposições apresentadas pelos Estados Unidos (EEUU) e pela União Européia. Tem-se, como hipótese, que tais iniciativas são integrantes deum processo voltado para a internacionalização da economia e para a generalização de relações de consumo a âmbitos anteriormente não mercantis. Essas iniciativas são consideradas como uma modalidade de politica de comunicação e informação que, tendo suas diretrizes estabelecidas em instâncias internacionais, objetiva garantir ainstalação de uma plataforma tecnológica capaz de viabilizar uma economia livre dos óbices das fronteiras territoriais, plataformas essa, necessária para atender aos setores econômicos hegemonicos. Aperspectiva adotada inscreve os programas de "Sociedade da informação" como parte da ideologia neoliberal e do pensamento único orientadas para promover - tecnologicamente - o aprofundamento dos processos de internacionalização da economia e de generalização do consumo , sob a hegemonia dos EEUU. O referencial teórico adotado, alem de levar em conta as perspectivas que abordam as tecnologias de informação e comunicação no seu relacionamento com a mudança social, inclui a questão da globalização e da "sociedade de consumidores", em conexão com a ideologia neoliberal e com o advento dos regimes de governança internacionais.Ao final, destaca-se a presença nos documentos, de um discurso ideológico vinculado às "idéias da sociedade da informação", formuladas na década de 1970 e ao "pensamento único", forjado na década de 1980. Os aspectos enfocados são: a primaziados princípios de mercado, a centralidade da dimensão internacional e a privatização do espaço público. Esta é observada a partir das atribuições do setor governamental decorrentes do "novo" papel do Estado. Discorre-se também, sobre as mudanças que levaram a auto pista de informação de fins da decada de 1980 a transformar-setecnologia internet. Na sua conclusâo, fornecem-se evidências que confirmam a hipótese de que as iniciativas de sociedade da informação destinam-se ao profundamento do processo de mercadorização d sociedade, à constituição dos consumidores e à sedimentação de um quadro de internacionalização assimetricamente interdependente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectSociedade mercadorizadapt_BR
dc.subjectEstado neoliberalpt_BR
dc.subjectInfra-estrutura de informaçãopt_BR
dc.subjectRegime internacional de comunicação e informaçãopt_BR
dc.subject.otherSociedade da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação) Negóciospt_BR
dc.subject.otherGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação)pt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.titleEstado, mercado e redes transnacionais na constituição da 'sociedade da informação': um estudo sobre os princípios norteadores das políticas para a infra-estrutura de informaçãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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