Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJN8T
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O uso de vídeos em aulas de Química
Autor(es): Leandro Henrique Fantini
Primeiro Orientador: Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
Primeiro Coorientador: Alfredo Luis Martins Lameirao Mateus
Resumo: O presente trabalho objetivou compartilhar algumas investigações que fizemos sobre as possibilidades dos usos de vídeos em ensino de ciências, em especial no ensino de química. Em particular, procuramos pensar o modo como o professor de ciências pode utilizar em sua prática, vídeos científicos. Muitas são as variedades de vídeos e os modos como estes podem ser usados em sala. Após consultas e exames de vários vídeos, criamos categorias que poderão auxiliar o professor a reconhecer o propósito e a maneira como ele pode utilizar tal recurso em sala de aula, podendo contribuir para uma melhor percepção sobre os possíveis usos dos vídeos por ele e pelos alunos. Algumas categorias identificadas por nós foram: I) vídeos de experimentos, II) vídeos como tutoriais para o professor, III) vídeos que permitem a obtenção de dados, IV) vídeos encadeados, V) vídeos contextualizados. Para se criar estas categorias utilizou-se materiais já publicados sobre o tema e em alguns casos, produções de vídeos únicos e exclusivos para este trabalho. O estudo ressalta a importância do vídeo em aulas de química e traz alguns portais da internet que possuem um vasto acervo que podem ser acessados por alunos e professores. Espera-se assim, que este material, juntamente com o livro, que foi publicado com esta dissertação possa auxiliar principalmente o professor na escolha mais apropriada de um vídeo para sua aula.
Abstract: The goal of this work was to share investigations made about the possible uses of video in science education, especially in chemistry teaching. In particular, we try to think how the science teacher can use scientific videos in his practice. There are many kinds of videos that can be used in the classroom. We created categories that may help the teacher to recognize the purpose and the way he can use this resource in the classroom and that can contribute to a better understanding of the possible uses of videos by him and his students. Some categories identified by us were: I) videos of experiments, II) videos as tutorials for the teacher, III) videos that allow data collection, IV) linked videos, V) contextualized videos. We present examples of videos of each category, by selecting materials already published and, in some cases, unique video productions prepared exclusively for this work. The study highlights the importance of video in chemistry lessons and brings some Internet portals that have a large collection of resources that can be accessed by students and teachers. It is hoped that this material, along with the book, which was published together with this dissertation can help teachers with the most appropriate choice of a video for its class.
Assunto: Ensino audiovisual
Educação
Quimica Estudo e ensino
Inovações educacionais
Videoteipes na educação
Tecnologia educacional
Ensino Meios auxiliares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJN8T
Data do documento: 3-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_mestrado_leandro.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.