Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYNCA
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da AssociaçãoAstriflores
Autor(es): Mariana Mayumi Pereira de Souza
primer Tutor: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães
primer miembro del tribunal : Rafael Diogo Pereira
Segundo miembro del tribunal: Ana Carolina Beer Figueira Simas
Tercer miembro del tribunal: Daniel Calbino Pinheiro
Cuarto miembro del tribunal: Michel Jean Marie Thiollent
Resumen: A pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como osinteresses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é opensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadoresteoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das açõescoletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa.Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais.
Abstract: The research developed in this thesis aimed at expliciting how the application of collaborative methodologies by an action-research can generate integrative and critic knowledge to the organizational studies field and, at the same time, contribute to a more equitative andcollaborative management of Recyclable Materials Pickers and Sorters Association of Florestal (Astriflores). In order to reach this aim, we based in the Circle of Epistemological Matrix (CME) from Paula (2012; 2015) and the guiding interests of knowledge from Habermas ([1968] 2009a). In this sense, we propose the critical reconciliation in the organizational studies, an spiral way that transits through critical, technical and hermeneuticknowledge. The starting point is the Frankfurtian critical thought on technology of Marcuse (1979) and Feenberg (1999, 2002, 2010a). Then, we presented three collaborative management technologies considered to have the potential to put in practice the critical and transformative purposes theoretically defended in this thesis: the U Theory (SCHARMER, 2010), the Dragon Dreaming (CROFT, 2009) and the Sociocracy (BUCK; VILLINES, 2007). These technologies were applied in Astriflores context, according to the methodological assumptions from action-research (THIOLLENG, 1986; 2009; and others). Results anddeployments from the collectively performed actions were analyzed through gradually wider and more complex perspectives. First, we present the empirical-analytic view. Focusing on the objective mensuration and monitoring of actions and goals, the developed project could be considered a relative success. On the other hand, by adding a psychoanalytic view to the group and to the transference relations (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, and others), the success relativity is analysed in its details, revealing its complexities. Finally, by returning to the critic perspective, these details observed in Astriflores context are situated in relation to the latent structures of reality, evidencing critical and transformative potentials of the collaborative management technologies. To complete, the critic and integrative aspects of the generated knowledge are explicited in the finalconsiderations section.
Asunto: Epistemologia
Teconologia e administração
Psicanálise
Tecnologia e ética
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYNCA
Fecha del documento: 25-nov-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_completa_mariana_mayumi_p_de_souza.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.