Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYNCA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Rafael Diogo Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Carolina Beer Figueira Simaspt_BR
dc.contributor.referee3Daniel Calbino Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee4Michel Jean Marie Thiollentpt_BR
dc.creatorMariana Mayumi Pereira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:46:58Z-
dc.date.available2019-08-11T18:46:58Z-
dc.date.issued2016-11-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYNCA-
dc.description.abstractThe research developed in this thesis aimed at expliciting how the application of collaborative methodologies by an action-research can generate integrative and critic knowledge to the organizational studies field and, at the same time, contribute to a more equitative andcollaborative management of Recyclable Materials Pickers and Sorters Association of Florestal (Astriflores). In order to reach this aim, we based in the Circle of Epistemological Matrix (CME) from Paula (2012; 2015) and the guiding interests of knowledge from Habermas ([1968] 2009a). In this sense, we propose the critical reconciliation in the organizational studies, an spiral way that transits through critical, technical and hermeneuticknowledge. The starting point is the Frankfurtian critical thought on technology of Marcuse (1979) and Feenberg (1999, 2002, 2010a). Then, we presented three collaborative management technologies considered to have the potential to put in practice the critical and transformative purposes theoretically defended in this thesis: the U Theory (SCHARMER, 2010), the Dragon Dreaming (CROFT, 2009) and the Sociocracy (BUCK; VILLINES, 2007). These technologies were applied in Astriflores context, according to the methodological assumptions from action-research (THIOLLENG, 1986; 2009; and others). Results anddeployments from the collectively performed actions were analyzed through gradually wider and more complex perspectives. First, we present the empirical-analytic view. Focusing on the objective mensuration and monitoring of actions and goals, the developed project could be considered a relative success. On the other hand, by adding a psychoanalytic view to the group and to the transference relations (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, and others), the success relativity is analysed in its details, revealing its complexities. Finally, by returning to the critic perspective, these details observed in Astriflores context are situated in relation to the latent structures of reality, evidencing critical and transformative potentials of the collaborative management technologies. To complete, the critic and integrative aspects of the generated knowledge are explicited in the finalconsiderations section.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como osinteresses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é opensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadoresteoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das açõescoletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa.Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão colaborativapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectRacionalização subversivapt_BR
dc.subjectTeoria crítica da tecnologiapt_BR
dc.subjectCírculo das matrizespt_BR
dc.subjectepistemológicaspt_BR
dc.subject.otherEpistemologiapt_BR
dc.subject.otherTeconologia e administraçãopt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherTecnologia e éticapt_BR
dc.titleReciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da AssociaçãoAstriflorespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_completa_mariana_mayumi_p_de_souza.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.