Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
Authors: | Cristiane Rezende Sales |
First Advisor: | Rosilene Siray Bicalho |
Abstract: | Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento. |
Subject: | Lixo Ensino fundamental Educação ambiental |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4 |
Issue Date: | 27-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.