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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudo experimental de tecnologias que visam a maximização da eficiência de conversão de combustível em um motor monocilindro de pesquisa
Autor(es): Nilton Antonio Diniz Netto
primer Tutor: Jose Guilherme Coelho Baeta
primer Co-tutor: Ramon Molina Valle
primer miembro del tribunal : Rogério Jorge Amorim
Segundo miembro del tribunal: Fernando Antonio Rodrigues Filho
Tercer miembro del tribunal: Luís Carlos Monteiro Sales
Resumen: O ritmo acentuado do crescimento populacional do planeta, aliado à finita disponibilidade de recursos energéticos para as próximas gerações humanas, evidencia a necessidade de tomada de medidas imediatas em prol do meio ambiente. Soma-se a isso a intensificação das atividades antrópicas sobre natureza e a utilização de combustíveis fósseis que, juntos, contribuem para o aumento da poluição global e das temperaturas médias mundiais. Uma forma de reverter este cenário para o futuro é a otimização dos motores de combustão interna, que são atualmente vistos como grandes responsáveis por parte da poluição terrestre, principalmente através da emissão de gases poluentes na atmosfera. Neste sentido, a proposta deste trabalho, que está de acordo com as legislações ambientais que vigoram em âmbito internacional, é estudar a implementação de novas tecnologias que visam à maximização da eficiência de conversão de combustível de um motor de combustão interna. Para tanto, foram analisados parâmetros como a variação da razão volumétrica de compressão, sistemas de injeção de combustível e água, controle da estrutura de fluxo e recirculação de gases de escapamento em um motor monocilindro de pesquisa. Nos testes conduzidos em dinamômetro de bancada, foram utilizados os combustíveis E27 e E100, que abastecem a atual frota brasileira, sendo este tido como uma excelente alternativa de biocombustível renovável para o futuro. Os ensaios foram divididos em etapas para que pudessem ser tiradas conclusões específicas acerca da implementação de tecnologias distintas na operação do motor. Resultados demonstram ganhos de até 5% em eficiência de conversão de combustível quando adotada uma razão volumétrica de compressão ótima, além da redução na emissão de poluentes, do consumo de combustível e melhoria da combustão através do emprego de tecnologias como EGR, controle da estrutura de fluxo, injeção direta de combustível e indireta de água
Abstract: The sharp pace of the planet's population growth, coupled with the finite availability of energy resources for the next human generations, highlights the need to take immediate actions for the environment. Added to this is the intensification of manmade activities on nature and the use of fossil fuels which, together, contribute to an increased global pollution and higher average temperatures. One way of reversing this scenario for the future is the optimization of internal combustion engines, which are currently seen as largely responsible for land-based pollution, mainly through the emission of polluting gases into the atmosphere. In this sense, the proposal of this work, which is in accordance with international environmental legislation, is to study the implementation of new technologies aimed at maximizing the fuel conversion efficiency of an internal combustion engine. For that, parameters such as the variation of the volumetric compression ratio, fuel and water injection systems, flow structure control and exhaust gas recirculation were analyzed in a single-cylinder search engine. In tests carried out on a bench dynamometer, the E27 and E100 fuels were used, which supply the current Brazilian fleet, the last being considered as an excellent renewable biofuel alternative for the future. The tests were divided into stages so that specific conclusions could be drawn about the implementation of different technologies in the operation of the engine. Results show a gain of up to 5% in fuel conversion efficiency when an optimum compression ratio was adopted, as well as the reduction in pollutant emissions, fuel consumption and combustion improvement through the use of technologies such as EGR, control of the flow structure, fuel direct injection and water port-fuel injection
Asunto: Motores de combustão interna
Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYSMVD
Fecha del documento: 27-feb-2018
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