Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BBGKHR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelagem geográfica para caracterização e predição de solos moles direcionada para projetos de infraestrutura
Authors: Leilson Alves dos Santos
First Advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
First Co-advisor: Adriana Monteiro da Costa
First Referee: Marcelo Antonio Nero
Second Referee: Joao Herbert Moreira Viana
Abstract: O conhecimento das características do solo é imprescindível para o planejamento territorial. Os depósitos moles, ou solos moles, como são tradicionalmente denominados, correspondem a solos sedimentares com baixa resistência à penetração, em que a fração argila imprime as características de solo. Embora os solos possuam diversas características que podem levar à sua classificação como sendo mole, na prática estes são conhecimentos técnicos restritos aos campos da Geotecnia. Os projetos de infraestrutura, em especial de transporte como rodovias e ferrovias tradicionalmente são os grandes demandadores de informações sobre ocorrência de solos moles, seja pela abrangência geográfica das vias ou pela necessidade de contar com solos apropriados para receber a infraestrutura viária e o material rodante. Tradicionalmente, a engenharia de transportes apoia-se na geotecnia para as análises pontuais em áreas de solo mole que, embora onerosas, são vitais. Nesse sentido, este trabalho reporta a construção de um modelo explorando uma chave classificatória entre as propriedades pedológicas e geotécnicas dos solos, que resultou em um mapa preditivo do potencial de ocorrência de solos moles para o Brasil. Embora desenvolvido em escala 1:5.000.000 (EMBRAPA), o modelo foi testado em mapas pedológicos com escala 1:250.000 (EMATER) e validado com pontos de campo em trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado de Goiás. O modelo proposto mostrou-se robusto, uma vez que pode ser aplicado em escalas locais e regionais. Identificou-se, ainda, que os solos com maior potencial para ocorrência de solos moles são aqueles com predominância de minerais 2:1 expansivos, geralmente mal drenados e rasos como os neossolos, cambissolos e gleissolos. Constatou-se, ainda, que no Brasil o potencial de ocorrência de solos moles gira em torno de 29% no território nacional. É importante que mais estudos dessa natureza sejam realizados, sobretudo, no interior no país onde há um enorme vazio de dados sobre esse tipo material.
Abstract: Knowledge of soil characteristics is crucial for territorial planning. The soft deposits, traditionally known as soft soils, refer to sedimentary soil with low resistance to penetration, in which clay provides the characteristics of the soil. Although the soil may present different characteristics that might lead to its rating as soft, these are technical issues restricted to the fields of Geotechnical Studies. Infrastructure projects, specially transport ones, such as freeways and railways, are traditionally demanding on information about soft soil occurrence, be it by the geographical coverage of the roads or by the need to count on appropriate soil to receive the road infrastructure and undercarriages. Traditionally, the transport engineering is based on Geotechniques for specific analysis in soft soil areas, which are vital, albeit costly. Therefore, this paper presents a model exploring an indexing key to classify between pedological and geotechnical properties of soils, which resulted in a predictive map of the occurrence of soft soils in Brazil. Although developed on a 1:5,000,000 scale (EMBRAPA), the model was tested on pedological maps with 1: 250,000 scale (EMATER) and validated by field analysis on a section of the North-South railway in the state of Goiás. The presented model proved sound, as it can be applied in larger and regional scales. It was also identified that the soils which show a higher potential of soft soil are those with a predominance of expansive 2:1 minerals, usually poorly drained and shallow such as cambisol, gleysol and neosol. It was observed, also, that the potential of occurrence of soft soil in Brazil is around 29% of the territory. Further studies of this nature are important, especially in the central area of the country, of which there is a considerable lack of data on this material.
Subject: Modelagem de dados  Aspectos ambientais 
Geoprocessamento 
Ciência do solo 
Mecânica do solo 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BBGKHR
Issue Date: 7-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_leilson_alves_dos_santos.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.