Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8BVGVW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Tratamento de águas residuárias de suinocultura em reatores anaeróbios de batelada: eficiência de fermentação e diversidade microbiana
Autor(es): Fabiana Santos Vilela
primer Tutor: Israel Jose da Silva
primer Co-tutor: Ivanildo Evódio Marriel
primer miembro del tribunal : Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho
Segundo miembro del tribunal: Antônio Teixeira Matos
Tercer miembro del tribunal: Ivanildo Evódio Marriel
Cuarto miembro del tribunal: Paulo Roberto de Oliveira
Resumen: Devido às vantagens oferecidas pelo processo de digestão anaeróbia em tratamento de efluentes líquidos, sobretudo pelo baixo volume de lodo gerado, quando comparado ao tratamento aeróbio, vários autores dirigem seus estudos com o propósito de dominá-lo. Porém, trata-se de um processo complexo de degradação e susceptível às variações de condições ambientais, como pH, temperatura, concentração de substratos e de produtos tóxicos, que podem comprometer a eficiência do processo. No presente trabalho buscou-se avaliar a eficiência dos reatores anaeróbios de batelada no tratamento de águas residuárias de suinocultura, com a utilização de diferentes inoculantes, avaliando a diversidade microbiana responsável pela degradação da matéria orgânica presente nesses efluentes. Para isso, foi feito o isolamento e a caracterização de Archaea metanogênicas, microrganismos, esses, responsáveis pela fase final do processo de degradação da matéria orgânica existente no efluente e, consequentemente, pela produção de biogás, possibilitando, inclusive, a utilização deste na produção de energia. Para identificação desses microrganismos foram utilizadas as técnicas de PCR e DGGE. A eficiência do reator anaeróbio foi considerada mediana, não atendendo aos requisitos da legislação ambiental, se for utilizado isoladamente. A biodiversidade microbiana variou em número de espécies quando comparado o afluente do efluente tratado, demonstrando uma rica diversidade microbiana que é responsável pela degradação da matéria orgânica.
Asunto: Águas residuais Tratamento biológico
Saneamento ambiental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8BVGVW
Fecha del documento: 20-may-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_de_mestrado_de_fabiana_santos_vilela.pdf13.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.