Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Problemas de alocação de tráfego sujeitos a congestionamento
Autor(es): Felipe Figueiredo Cardoso
primer Tutor: Frederico Rodrigues Borges da Cruz
primer Co-tutor: Oriane Magela Neto
primer miembro del tribunal : Oriane Magela Neto
Segundo miembro del tribunal: Hani Camille Yehia
Tercer miembro del tribunal: Luiz Henrique Duczmal
Resumen: Examinamos neste trabalho o modelo System Optimum deWardrop (SO) para alocação de tráfego em uma rede de transportes. A formulação SO é equivalente a uma situação em que os usúarios cooperam entre si, com o objetivo de minimizar o custo global de deslocamento na rede. Estes custos são normalmente expressos em termos de tempo para o deslocamento e são tipicamente fornecidos por fórmulas clássicas. Neste trabalho, temos como objetivo investigar uma expressão para o tempo de deslocamento que é baseada em redes de filas M/G/c/c dependentes do estado. Esta nova expressão não é convexa, ao contrário das expressões usuais, possuindo uma forma de S. Como consequência, o modelo SO pode apresentar soluções ótimas locais múltiplas, o que justifica a utilização de algoritmos heurísticos, em geral, e do algoritmo Differential Evolution (DE), em particular. Apresentamos resultados computacionais para mostrar a eficiência e a eficácia da abordagem proposta
Abstract: In this text, we examine the Wardrop System Optimum (SO) problem.The SO formulation is equivalent to a situation in which users cooperate with each other in order to minimize the overall travel cost. Usually, the travel costs are expressed in terms of times and are typically given from classical formulas. In this text we aim to investigate an M/G/c/c state-dependent queueing network based formula, which is is not convex but S-shaped. As a consequence multiple solutions may be present for the SO, which justifies the use heuristic procedures such as a Differential Evolution (DE) algorithm. Computational results are present to show the efficacy and efficiency of the approach
Asunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP
Fecha del documento: 22-nov-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
msc20101202.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.