Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Problemas de alocação de tráfego sujeitos a congestionamento |
Autor(es): | Felipe Figueiredo Cardoso |
Primeiro Orientador: | Frederico Rodrigues Borges da Cruz |
Primeiro Coorientador: | Oriane Magela Neto |
Primeiro membro da banca : | Oriane Magela Neto |
Segundo membro da banca: | Hani Camille Yehia |
Terceiro membro da banca: | Luiz Henrique Duczmal |
Resumo: | Examinamos neste trabalho o modelo System Optimum deWardrop (SO) para alocação de tráfego em uma rede de transportes. A formulação SO é equivalente a uma situação em que os usúarios cooperam entre si, com o objetivo de minimizar o custo global de deslocamento na rede. Estes custos são normalmente expressos em termos de tempo para o deslocamento e são tipicamente fornecidos por fórmulas clássicas. Neste trabalho, temos como objetivo investigar uma expressão para o tempo de deslocamento que é baseada em redes de filas M/G/c/c dependentes do estado. Esta nova expressão não é convexa, ao contrário das expressões usuais, possuindo uma forma de S. Como consequência, o modelo SO pode apresentar soluções ótimas locais múltiplas, o que justifica a utilização de algoritmos heurísticos, em geral, e do algoritmo Differential Evolution (DE), em particular. Apresentamos resultados computacionais para mostrar a eficiência e a eficácia da abordagem proposta |
Abstract: | In this text, we examine the Wardrop System Optimum (SO) problem.The SO formulation is equivalent to a situation in which users cooperate with each other in order to minimize the overall travel cost. Usually, the travel costs are expressed in terms of times and are typically given from classical formulas. In this text we aim to investigate an M/G/c/c state-dependent queueing network based formula, which is is not convex but S-shaped. As a consequence multiple solutions may be present for the SO, which justifies the use heuristic procedures such as a Differential Evolution (DE) algorithm. Computational results are present to show the efficacy and efficiency of the approach |
Assunto: | Engenharia elétrica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP |
Data do documento: | 22-Nov-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
msc20101202.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.