Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCNAJ
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A Linguagem na formação de Conceitos na sala de aula de física na educação de jovens e adultos |
Authors: | Erico Tadeu Fraga Freitas |
First Advisor: | Orlando Gomes de Aguiar Junior |
First Co-advisor: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
First Referee: | Helder de Figueiredo e Paula |
Second Referee: | Josimeire Meneses Julio |
Abstract: | Nesta pesquisa investigamos a produção de sentidos por estudantes jovens e adultos nas interações discursivas na sala de aula de Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante desenvolvimento de uma sequência de ensino de óptica intitulada Luz, Cores e Visão. Direcionamos nosso olhar e análise para a produção discursiva (oral e escrita) dos estudantes em interação com o professor e entre os pares, para investigar como seus modos de dizer se relacionam com o discurso alheio do professor e da ciência escolar. Examinamos também a ação docente na EJA, que teve como objetivo engajar os estudantes na produção de sentidos e, assim, favorecer o domínio de conceitos científicos. Para as análises das produções discursivas dos estudantes e da ação docente selecionamos três episódios de ensino nos quais professor e estudantes trabalharam conceitos científicos no campo da óptica elementar (reflexão especular e difusa da luz e o modelo de luz e visão). Para isso, valemo-nos dos conceitos de compreensão responsiva de Bakhtin (1953/1997), de abordagem comunicativa de Mortimer & Scott (2003), da distinção entre discurso explicativo e argumentativo (BRONCKART, 1999; VIEIRA & NASCIMENTO, 2009) e das relações dos estudantes com ao discurso escolar (FONTANA, 1996). Nas análises, observamos mudanças bem demarcadas na abordagem comunicativa do professor ao longo de cada um dos episódios, que se iniciavam com um discurso predominantemente interativo/dialógico e terminavam com um discurso não interativo/de autoridade. Por vezes, as elaborações do professor se apoiaram nas produções dos estudantes e nas soluções encontradas por estes ao problema em questão. Notamos, além disso, que os cuidados na escuta, acolhimento e incentivo do professor resultam em efetivo protagonismo dos estudantes na aula e, consequentemente, uma relação de co-autoria no discurso da sala de aula e dos sentidos que foram sendo postos em circulação. As análises permitiram evidenciar que as ações do professor, como sustentação da produção discursiva dos estudantes, favoreceram maior entrelaçamento entre as palavras próprias dos alunos e as palavras alheias da ciência escolar. |
Abstract: | In this research we investigated the meaning making by young and adult students in the discursive interactions in a Physics classroom of Adult Learning Education (ALE) during the development of a teaching sequence of optics entitled Light, Color and Vision. We focus our attention and analysis in the discursive production (both oral and written) between teacher and students and among them. We investigated how the students speech is related to the teaching alien words and the science education language. We also examined the teachers action in the ALE, which is used to engage the students in the meaning making, process, thus allowing the mastery of scientific concepts. For analysis of the students discursive production and teaching actions we selected three episodes of teaching, which students worked scientific concepts about elementary optics (specular and diffuse reflection of light and the model of light and vision). Therefore, we applied the concepts of responsive understanding of Bakhtin (1953/1997), the communicative approach of Mortimer & Scott (2003), the distinction between explanatory and argumentative discourse (BRONCKART, 1999; VIEIRA & NASCIMENTO, 2009) and the students relationship with school discourse (FONTANA, 1996). The analysis allowed us to highlight a predominantly interactive/dialogic speech at the beginning of the episodes, which were concluded with a non-interactive/authoritative speech. Sometimes, the teacher develops the concepts based on students production and solutions proposed by them to the problem in question. We noticed, as well, that the teachers attention to the students contributions, with praise and encouragement, resulted in a protagonism, by the students, as coauthors of the classroom discourse. The analysis allowed us to conclude that the teachers actions promoted more intertwining relationship between the students own words and the alien words of school science. |
Subject: | Educação Fisica Estudo e ensino Prática de ensino Educação de adultos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCNAJ |
Issue Date: | 5-Aug-2010 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
erico_dissertacao_versao_final.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.