Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
Autor(es): Tatyanne Gomes Marques
primer Tutor: Julio Emilio Diniz Pereira
primer miembro del tribunal : Maria Isabel Antunes Rocha
Segundo miembro del tribunal: Miguel Gonzalez Arroyo
Tercer miembro del tribunal: Joao Valdir Alves de Souza
Cuarto miembro del tribunal: Vânia Aparecida Costa
Resumen: Esta pesquisa, intitulada Pedagogia da Terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo, teve como objetivo interpretar os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra, desenvolvido na UNEB campus de Bom Jesus da Lapa. O conceito de significados utilizado implicou compreender não só que temas (significados) eram os mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos investigados como também o porquê deles. Por esta razão, buscou-se estabelecer uma conexão causal entre a proposta de formação de educadores do campo, objeto desta investigação, e a educação do campo vinculada ao projeto político e pedagógico dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. A abordagem que se fez necessária fundamentou-se, portanto, nos pressupostos qualitativos de pesquisa. Utilizou-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como de análises de documentos para contextualizar e caracterizar a proposta do curso. Por meio do diálogo com autores que também discutem a temática, entre eles Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004), Molina (2009, 2010), Lins (2006) e por intermédio dos procedimentos adotados na análise dos dados, foi possível interpretar que os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra são pessoais, técnico-profissionais e políticos/ideológicos. Estessignificados, recorrentes nos depoimentos dos entrevistados, vinculam-se, como evidenciado pelos dados, às experiências dos educadores, especialmente, à militância nos movimentos sociais de que fazem parte
Abstract: This research, entitled "Pedagogia da Terra: Meanings from Rural Educators about their Teacher Education Program, aimed to interpret the meanings assigned by rural educators to the Pedagogia da Terra Teacher Education Program, developed in Satate University of Bahia (UNEB) at campus of Bom Jesus da Lapa. The used concept of meanings adopted in this thesis implied to understand not only the meanings themselves the most recurrent in the statements of the interviewees but also their reason. Therefore, we looked for stablishing a causal connection between the proposal of this Teacher Education Program, object of this research, and rural education linked to the political and pedagogical project of social movements that struggle for land reform. The requested approach was based, then on the qualitative tenets of the research. Questionnaires and semi-structured interviews, as document analysis to characterize and contextualize the course plan were used. Through dialogue with authors that also discuss the theme, including Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004),Molina (2009, 2010), Lins (2006) and through the procedures used in data analysis, it was possible to interpret the meanings assigned by rural educators to Pedagogia da Terra Teacher Education Program are personal, technical and professional; and, political/ideological. These meanings, recurrent in the interviewees statements, are linked, asevidenced by the data, to the experiences of these educators, especially to their activism in social movements to which they belong
Asunto: Educação
Professores  Formação
Educação rural
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS
Fecha del documento: 30-jun-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.