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Type: Tese de Doutorado
Title: A infância em disputa: escolarização e socialização na reforma de ensino primário em Minas Gerais 1927
Authors: Cleide Maria Maciel de Melo
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Co-advisor: Marcos Cezar de Freitas
First Referee: Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi
Second Referee: Maria do Carmo Xavier
Third Referee: Tarcisio Mauro Vago
metadata.dc.contributor.referee4: Francisca Izabel Pereira Maciel
Abstract: Este estudo investigou o processo de escolarização em Minas Gerais nos anos finais da Primeira República. Utilizou como ponto de partida um evento o Primeiro Congresso de Instrucção Primaria realizado em Belo Horizonte, no período de 09 a 18 de maio de 1927, promovido pelo governo do presidente Antonio Carlos de Andrada e do secretário Francisco Campos, com a finalidade de respaldar a reforma do ensino primário que seria decretada em outubro do mesmo ano. Sob a perspectiva da micro-história, analisou os registros publicadosem três jornais diários o Minas Geraes, o Correio Mineiro e o Diario de Minas e na Revista do Ensino. Procurou recuperar a dinâmica do Congresso, identificar os congressistas que dele participaram, compreender as representações de escola que manifestaram e,especialmente, o modo como pensaram a socialização da criança nos espaços educativos tais como a escola, a família, o trabalho e a rua. Pretendeu demonstrar a tese de que, nesse momento da educação mineira, a infância foi percebida/tomada como objeto de disputa entreos representantes de três campos: o político, o médico e o pedagógico.
Abstract: This study investigated the process of schooling in Minas Gerais state, in the late years of the First Republic (Primeira Republica). The First Elementary Instruction Congress (Primeiro Congresso de Instrução Primaria), which took place in Belo Horizonte from the 9th to the 18thof May, 1927, was used as the starting point for this work. The mentioned event, promoted by President Antonio Carlos de Andrada and the Secretary Francisco Campos government, aimed at supporting the elementary school reform, which would be decreed in October of thesame year. From the perspective of micro history, the records of three daily newspapers were analyzed Minas Geraes, Correio Mineiro and Diario de Minas along with Revista de Ensino (Teaching Magazine). We tried to bring to light the dynamics of the Congress, identify the congressmen/congresswomen who took part in the event, understand the representations of the schools and, especially, the way the schools dealt with childrens socialization in educational spaces such as school, family, work and the streets. This thesis sought to show that childhood was regarded as an object of dispute between representatives of three fields: political, medical and pedagogical, at that particular moment of education in Minas Gerais
Subject: Educação  Minas Gerais
Educação
Escolarização Minas Gerais Séc XX
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D4LKC
Issue Date: 31-May-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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