Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DAG5A
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O uso do hipertexto na aprendizagem de calculo em um ambiente virtual
Authors: Gislene Garcia Nora de Oliveira
First Advisor: Marcia Maria Fusaro Pinto
First Referee: Teresinha Fumi Kawasaki
Second Referee: Jussara de Loiola Araujo
Third Referee: Plinio Cavalcanti Moreira
Abstract: Esta dissertação consiste em compreender e descrever o processo de aprendizagem em que se engajam os alunos de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI) ofertado na modalidade à distância intermediado pelo Hipertexto. Os aportes teóricos para análise e discussão forampautados na definição de Hipertexto (NELSON, 1992; LÉVY, 1998; XAVIER, 2009) e na concepção de Aprendizagem Situada (LAVE e WENGER, 1991; WENGER, 1998; MATOS, 2000; BAIRRAL, 2005). Para responder a questão de pesquisa, delimitamos como objetivos:i) investigar a forma com que os alunos navegam pelo hipertexto no ambiente virtual; ii) descrever, para compreender, a participação dos sujeitos nas atividades propostas pela disciplina; e, iii) descrever o aprendizado observando a mudança de participação dos alunosao incorporar práticas desenvolvidas nas atividades da disciplina de CDI a distância, intermediadas pelo hipertexto. A escolha deste tema decorre da demanda e oferta crescente por cursos na modalidade semipresencial ou à distância, intermediados pelos instrumentosque hoje temos à nossa disposição. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida junto aos participantes de uma disciplina de Cálculo Diferencial ofertada na modalidade à distância, em uma instituição particular de ensino superior. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa sugeridos por alguns pressupostos do Experimento de Ensino (STEFFE e THOMPSON, 2000 apud BARBOSA, 2009). Como procedimentos, utilizamos: oferta de duas oficinas, entrevistas, observação indireta e questionário. A partir dos relatórios escritos dos alunos após a primeira oficina, selecionamos dois participantes para serem acompanhados no segundo semestre de 2009. Instrumentos utilizados foram: o aplicativo VCalc nas oficinas, o softwareCamStudio e o AVA da Instituição na observação indireta, além de textos produzidos pelos alunos. Para a análise e apresentação de dados selecionamos três Episódios. O primeiro refere-se à primeira oficina, quando descrevemos a visão dos sujeitos selecionados sobre osconceitos de função, ideia de limite e interpretação da derivada como taxa de variação, bem como sua fluência em utilizar um instrumento computacional. O segundo constituiu-se a partir da observação indireta de dois alunos selecionados, durante a realização da disciplina. Oterceiro episódio constrói-se a partir da aplicação de uma segunda oficina, em que investigamos mudanças na forma como os alunos experimentam e discutem os conceitos do Cálculo, foco deste trabalho. A análise desse material possibilitou acompanhar os participantes no inicio, durante, e ao concluir a disciplina. Buscando responder à questãonorteadora da pesquisa, destacamos indícios da incorporação de linguagem matemática escolar e dos outros instrumentos em uso ao longo do semestre na disciplina. Descrevemos a forma com que os alunos navegaram pelo AVA, revelando a rede de conexões hipertextuaispor eles construída, constituída por ferramentas presenciais e virtuais. As interações no ambiente virtual foram escassas, mas há indícios de participação crescente, sinalizando a importância da intermediação do tutor e do professor. Desta relação entre alunos, professor e tutor no ambiente virtual, emerge uma forma legitimada de se comunicar matematicamente que não se restringe a cálculos e registros simbólicos. Em um momento único, mas não menos importante, foi possível idealizar o uso do hipertexto online na educação. Um aplicativo com algumas de suas características intermediou uma atividade, abrindo espaço para uma reflexão por parte do aluno sem intervenção do professor e/ou tutor. Sem sugerir a supressão de outras mídias, essa pesquisa destaca que a Instituição não explora a disponibilização do AVA para a oferta da disciplina de CDI acompanhada em toda sua potencialidade, não legitimando, portanto, sua ampla utilização por parte dos alunos.
Abstract: This research aims to understand and to describe the students learning process of Calculus, as they engage in a Differential Calculus online classroom mediated by hypertexts. The theoretical framework for analysis and discussion is built on the hypertext definition (NELSON, 1992; LÉVY, 1998; XAVIER, 2009) and on the notion of situated learning (LAVE and WENGER, 1991; WENGER, 1998; MATOS, 2000; BAIRRAL, 2005). Research goals are: 1) To investigate how students surf through the hypertext on a virtual environment; 2) To describe and to understand the subjects participation in the proposed activities during an online Calculus course and 3) To describe the students learning process as changing in participation, through observing how they incorporate the developed practices in the online classroom, mediated by the hypertext. The research theme is chosen due to the increasing demand for distant learning courses, mediated by the contemporary technology. The research is qualitative, and participants are students, teacher and tutor in a private university. The research method is suggested by the teaching experiment methodology (STEFFE e THOMPSON, 2000 apud BARBOSA, 2009). Methodological procedures are: two workshops, interviews, indirect observation and questionnaires. The research instruments are: the VCalc applet, the CamStudio software, the institutional AVA and students written papers. The latter were used to select two participants to be followed during the second semester of 2009. Seeking to answer the research question, we highlight evidence of the incorporation of schoolmathematical language and the other instruments in use throughout the semester. Three episodes are chosen for the analysis and presentation of the data. The first one refers to the first workshop, when we describe aspects of the subjects views on the concept of function, limit and rate of change, as well as their skills to use the technological system. The second one is drawn on the indirect observation of the two selected students during the CDI classes. The third one builds on the second workshop and provides data to investigate changes in the way the students experiment and discuss the concepts of Calculus - the focus of this work. The analysis of the three episodes made possible to follow the participants from the beginning to end of the CDI classroom. We describe students views when the course starts, and the way the students surf through the AVA revealing the web of inter-text connections they built, which encompasses traditional and virtual tools. As results, we highlight the few instances of interactions in the virtual environment although there are signs of increasing participation. These signs point out the importance of the mediation of the tutor and the teacher. From therelations amongst tutor, teacher and virtual environment comes out a new legitimate way for mathematical communication which is not restricted to symbolic mathematics. Last but not least, it was possible to idealise the use of the hypertext in the online education. A tool with some of the online hipertext features mediated one activity that has opened space for students reflection without the interference of tutor/ professor With no suggestion to suppress any other media, we could perceive that the investigated Institution does not explore the availability of AVA for the CDI discipline in all its potentiality; and therefore it does not legitimate its full use by the students.
Subject: Cálculo diferencial Estudo e ensino
Educação
Tecnologia educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8DAG5A
Issue Date: 25-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201002_dissertacao_versao_final.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.