Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZNXH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Um estudo sobre práticas de numeramento na educação do campo: tensões entre os universos do campo e da cidade na educação de jovens e adultos
Autor(es): Kyrleys Pereira Vasconcelos
Primeiro Orientador: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Primeiro membro da banca : Wagner Ahmad Auarek
Segundo membro da banca: Antonio Julio de Menezes Neto
Terceiro membro da banca: Maria de Fatima Almeida Martins
Resumo: Nesta dissertação, analisamos práticas de numeramento que se constituem no contexto da educação matemática de escolas que atendem a populações campesinas, compreendendo-as como elemento e reflexo das tensões entre os universos urbano e do campo. O material empírico submetido a análise é constituído por narrativas e transcrições de interações, produzidas a partir dos registros da observação de aulas de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola de Ensino Fundamental de um assentamento da reforma agrária, aos quais se acrescentaram os registros de entrevistas e de outras conversas oportunizadas pela participação em diversos espaços da vida cotidiana do assentamento. Nossa análise destaca: tensões engendradas na composição do currículo da educação de adultos do campo, no confronto entre demandas e discursos que propõem um projeto diferenciado baseado na vida campesina e no trabalho com a terra de um lado e, de outro, a força da estruturação do sistema escolar, referenciado na cultura urbana; tensões que se estabelecem nas práticas de numeramento vivenciadas por estudantes adultos da Educação do Campo, quando se confrontam a perspectiva de uma matemática como conhecimento universal e a mobilização de conhecimento matemático numa perspectiva mais pragmática e local; tensões geradas pelo silenciamento imposto pelo contexto escolar às práticas cotidianas dos alunos e das alunas do campo.
Abstract: In this work, we analyze numeracy practices that are constituted in mathematics education situations occurred in rural schools. These practices are taken as part and reflection of tensions between urban and rural worlds. The empirical material that was analyzed is composed by narratives and transcriptions of interactions, based on the registers of math classes in a Youth and Adult primary school of a land reform settlement, and other registers of interviews and situations of daily life in the settlement. Our analysis highlights: tensions involved in the composition of a curriculum to rural adult education, concerned to the confrontation between demands and discourses proposing a different design based on peasant life and labor with the land, by one side, and the school system structure, based on urban values, in the other side; tensions that are established in numeracy practices experienced by adult students of rural education related to the confrontation between a perspective of mathematical knowledge as universal and a project of using mathematical knowledge in a more pragmatic and local levels; tensions caused by the silencing imposed by the school context to everyday practices of peasant students.
Assunto: Alfabetização de adultos
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Educação rural
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZNXH
Data do documento: 31-Mar-2011
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