Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKQ7U
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Interações discursivas e o uso de imagens em uma sequência multimodal de ensino sobre a água nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Andreza Fortini da Silva
primer Tutor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
primer Co-tutor: Celia Abicalil Belmiro
primer miembro del tribunal : Celia Abicalil Belmiro
Segundo miembro del tribunal: Carmen Maria De Caro Martins
Tercer miembro del tribunal: Maria Ines Mafra Goulart
Resumen: O presente trabalho busca examinar como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental estabeleceu vínculos entre as contribuições iniciais dos alunos sobre o tema água e os elementos que compuseram a sequência multimodal das aulas de ciências. Para isso, examinamos as interações discursivas nas quatro primeiras aulas da sequência, buscando elos entre eventos que foram evocados e desenvolvidos pela professora com intensa participação das crianças. A partir do referencial de análise qualitativa, utilizamos os construtos teóricos e metodológicos da perspectiva sócio-histórica aliados aos aspectos da semiótica social. Interessa-nos examinar as estratégias didáticas conduzidas pela professora, destacando-se a presença de recursos visuais nas atividades de produção de textos, entendendo-as como práticas de alfabetização e letramento no contexto das aulas de ciências. Para isso, utilizamos como critérios de análise: marcas do discurso da aula de abertura e das discussões preliminares à atividade na produção dos alunos; evidências de mudanças nos repertórios iniciais dos alunos; evidências de relações entre as situações que exemplificam a água na vida cotidiana e a água como objeto de estudo de ciências. Buscamos investigar, ainda, os desenhos das crianças compreendidos como linguagem e as contribuições e limitações de um infográfico animado e interativo como recurso mediacional no processo de construção do conhecimento na sequência das aulas de ciências sobre o tema água. Para examinar a efetividade das produções de desenhos das crianças como um modo de construção de sentidos, o foco das análises busca compreender quais relações podem ser estabelecidas entre os desenhos e os textos oral e escrito produzidos pelas crianças, em dois momentos da sequência de ensino sobre o tema água: na primeira aula através do levantamento das ideias preliminares das crianças e na quarta aula após a utilização de um infográfico animado sobre o ciclo da água na natureza. A coleta dos dados da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais.
Abstract: The aim of this work is to show how a teacher of the basic education initial years has established bonds between the students initial contributions on the subject of water and the elements that had composed the multimodal sequence of science classes. In orderto evince these bonds we examine the discursive interactions in the four first lessons of the sequence trying to find the links between events that had been evoked and developed by the teacher with intense participation of the children. We use theoretical references from qualitative analysis to formulate a critical and methodological approach of the sociohistorical perspective articulating our reflection with some main aspects of socialsemiotics. Our interest is to examine the didactic strategies lead by the teacher highlighting the presence of visual resources in the activities of text production seen as practices of alphabetization and literacy in the context of science classes. Thus we use the following analytical categories: discourse marks of the opening lesson and of the preliminarydiscussions concerning the activity in the students production; evidences of change in the initial repertoires of the students; evidences of relations between the situations that provide examples of the use of water in the daily life and that treat water as an object of science studies.We also search to analyze the drawings made by the children as a form of language and the contributions and limitations of an animated and interactive info-graphic as a resource of mediation in the process of knowledge construction in the sequence of the science lessons on the subject of water. In order to examine the effectiveness of thechildrens production of drawings as a way of meaning construction, the analyses search to understand which relations can be established between the drawings and the verbal and written texts verbal produced by the children. These analyses are made at two moments ofthe education sequence on the subject of water: in the first lesson observing the childrens preliminary ideas - and in the fourth lesson after the use of an animated infographic about the cycle of the water in the nature. The data collection was made in a third year group of Basic Formation of a public school of Contagem, metropolitan region of thecity of Belo Horizonte/Minas Gerais.
Asunto: Educação
Ciencia Estudo e ensino
Estudos em grupo
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZKQ7U
Fecha del documento: 5-jun-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_andreza_fortini.pdf4.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.