Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GBQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudantes da EJA e materiais didáticos no ensino da matemática
Autor(es): Cibelle Lana Forneas Lima
primer Tutor: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
primer miembro del tribunal : Alexandrina Monteiro
Segundo miembro del tribunal: Maria Laura Magalhaes Gomes
Resumen: Neste trabalho, analisamos práticas de numeramento de alunos e alunas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), forjadas na relação desses estudantes com materiais didáticos utilizados durante as aulas de matemática de que participaram, quando cursavam a segunda etapa do Ensino Fundamental. Nos episódios que selecionamos, destacamos práticas que se constituem na apropriação de discursos sobre o ensino de matemática, sobre o material didático utilizado e sobre a aprendizagem de matemática, dialogando com estudos que nos auxiliam na reflexão e na discussão dessas temáticas. Nossa análise aponta para a complexidade das emoções, dos conhecimentos, dos julgamentos, dos prognósticos envolvidos nos acontecimentos da sala de aula e focaliza as manifestações de alunas e alunos da EJA e de seus professores como práticas discursivas, em que educandos e educadores se constituem como sujeitos de aprendizagem na relação com as práticas escolares e com o modo como vão sendo sentidas, desencadeadas ou reprimidas, e narradas por esses sujeitos.
Abstract: In this study, we analyze the numeracy practices of students of Youth and Adult Education, forged by the relationship of students with educational materials used during their math classes of the second stage of basic education. In the episodes we've selected, we highlight practices constituted in the appropriation of discourses about mathematics teaching, instructional materials and the learning of mathematics, dialoguing with studies that assist us in the reflection and discussion of those topics. Our analysis points to the complexity of emotions, knowledge, judgments, and predictions of events involved in the classroom and focuses on the manifestations of adult education students and their teachers as discursive practices, in whichstudents and educators are constituted as learning subjects in relation to school practices and how those practices are sensed, triggered orsuppressed, and narrated by these subjects.
Asunto: Matematica  Estudo e ensino
Educação de adultos
Material didático
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GBQ
Fecha del documento: 20-ago-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
cibelle_disserta__o.pdf9.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.