Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GBQ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Estudantes da EJA e materiais didáticos no ensino da matemática |
Autor(es): | Cibelle Lana Forneas Lima |
Primeiro Orientador: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
Primeiro membro da banca : | Alexandrina Monteiro |
Segundo membro da banca: | Maria Laura Magalhaes Gomes |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos práticas de numeramento de alunos e alunas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), forjadas na relação desses estudantes com materiais didáticos utilizados durante as aulas de matemática de que participaram, quando cursavam a segunda etapa do Ensino Fundamental. Nos episódios que selecionamos, destacamos práticas que se constituem na apropriação de discursos sobre o ensino de matemática, sobre o material didático utilizado e sobre a aprendizagem de matemática, dialogando com estudos que nos auxiliam na reflexão e na discussão dessas temáticas. Nossa análise aponta para a complexidade das emoções, dos conhecimentos, dos julgamentos, dos prognósticos envolvidos nos acontecimentos da sala de aula e focaliza as manifestações de alunas e alunos da EJA e de seus professores como práticas discursivas, em que educandos e educadores se constituem como sujeitos de aprendizagem na relação com as práticas escolares e com o modo como vão sendo sentidas, desencadeadas ou reprimidas, e narradas por esses sujeitos. |
Abstract: | In this study, we analyze the numeracy practices of students of Youth and Adult Education, forged by the relationship of students with educational materials used during their math classes of the second stage of basic education. In the episodes we've selected, we highlight practices constituted in the appropriation of discourses about mathematics teaching, instructional materials and the learning of mathematics, dialoguing with studies that assist us in the reflection and discussion of those topics. Our analysis points to the complexity of emotions, knowledge, judgments, and predictions of events involved in the classroom and focuses on the manifestations of adult education students and their teachers as discursive practices, in whichstudents and educators are constituted as learning subjects in relation to school practices and how those practices are sensed, triggered orsuppressed, and narrated by these subjects. |
Assunto: | Matematica Estudo e ensino Educação de adultos Material didático |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GBQ |
Data do documento: | 20-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cibelle_disserta__o.pdf | 9.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.