Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97RGPH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Perfil de consciência sintática de crianças nascidas prematuras e nascidas a termo: um estudo comparativo aos sete anos de idade
Authors: Carolina de Freitas do Carmo
First Advisor: Erika Maria Parlato-oliveira
First Referee: Thais Cristofaro Alves da Silva
Second Referee: Izabel Cristina Campolina Miranda
Abstract: Tema: As habilidades metalinguísticas e suas implicações na aquisição da leitura e da escrita são alvo de interesse, principalmente, a partir da década de 1970. Dentre as habilidades metalinguísticas destaca-se a habilidade sintática. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura, a partir de 1971, através de livros e artigos sobre o tema para fornecer informações a fonoaudiólogos, profissionais da saúde e da educação acerca das habilidades sintáticas, visto que essa é uma habilidade ainda pouco estudada. Conclusão: Ao longo do desenvolvimento da criança, a linguagem, tem papel importante na estruturação da comunicação social e também possibilita à criança a aquisição de conhecimentos linguísticos formais, dentre eles a sintaxe, que se mostra relevante devido ao seu papel preditor do sucesso no aprendizado da leitura e da escrita.
Abstract: Background: The metalinguistic skills and their implications on the acquisition of reading and writing are the target of interest mainly from the 1970s. Among the metalinguistic skills stands the ability syntactic. Purpose: To review the literature, since 1971, through books and articles on the subject to provide information to speech therapist, health professionals and teachers about the abilities syntactic since this is a skill still poorly studied. Conclusion: Over the course of child development, language plays a role in structuring of social communication and also allows the child to formal languageacquisition, including the syntax, which seem to be relevant for their role predictor of success in learning to read and writing.
Subject: Desenvolvimento da linguagem
Educação infantil
Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Cognição
Consciência
Desenvolvimento infantil
Nascimento a termo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97RGPH
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_carolina_de_freitas_do_carmo.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.